Bex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Picto infobox map.png
Bex
Comuna da Suíça
Blason ville CH Bex (Vaud).svg
Brasão de armas
20020807 bex rue du cropt.jpg
Interior da cidade
Administração
Cantão Flag of Canton of Vaud.svg Vaud
Distrito Distrito de Aigle
Comunas
limítrofes
Flag of Canton of Vaud.svg Vaud Ollon, Gryon, Ormont-Dessus e no Flag of Canton of Valais.svg Valais Conthey, Chamoson, Leytron, Fully, Collonges, Lavey-Morcles, Saint-Maurice, Massongex e Monthey
Código postal 1274
Prefixo telefónico 41 (0)22
Língua oficial francês
Demografia
População 6 500 hab.
Densidade 67,3 hab./km²
Geografia
Coordenadas 46° 15′ 04″ N 07° 00′ 46″ E
Altitude 424 m
Área 96.56 km²
Website oficial Bex.ch
Localização
Karte Gemeinde Bex 2008.png

Bex é uma comuna suíça do Cantão de Vaud, pertencente ao distrito de Aigle que está rodeada pelas comunas Ollon, Gryon, Ormont-Dessus e no Conthey, Chamoson, Leytron, Fully, Collonges, Lavey-Morcles, Saint-Maurice, Massongex e Monthey.

Economia[editar | editar código-fonte]

As Salinas de Bex, cujos 50 km2 são explorada desde 1680, são além de uma atracção turística um factor económico importante para a região. Com a vinha e a fruta estas são os grandes recursos económicos de Bex [1].

Salinas de Bexl

História[editar | editar código-fonte]

Em 1476 Bex, que faz parte do distrito suíço de Aigle desde 1798, foi ocupada pelos Senhores de Berna. Os problemas revolucionários do Baixo Valais em 1796 e a passagem incessante das tropas francesas trouxeram a miséria. A revolta chega à localidade que se torna capital da comuna.

A agricultura e o clima vão em conjunto nesta região, pois que na planície cultivam-se os frutos e a trigo, enquanto na encosta encontra-se a vinha, o castanheiro e as zonas de alpagem.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Bex está muito bem servida em caminhos de ferro, pois que além da Linha do Simplon, desde 1857, é o ponto de partida da Linha Bex-Villars-Bretaye dos Transportes públicos do Chablais (TPC) desde 1901. Paralelamente é servida pela auto-estrada A9, a transversal da Suíça que partindo de Vallorbe saí pelo Passo do Simplon em direcção da Itália.


Referências

  1. «Salines de Bex» (em francês)  - Jul. 2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bex