Bex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bex
Brasão da comuna de Bex
{{{2}}}
Interior da cidade
Cantão Flag of Canton of Vaud.svg Vaud
Distrito Distrito de Aigle
Língua(s) oficial(is) francês
Coordenadas 46° 15′ 04″ N 07° 00′ 46″ E
Altitude 424 m n.m.m.
Área 96.56 km²
População ()
 - Densidade
6 500 hab.
67,3 hab/km²
Fracções
Fronteiras no Flag of Canton of Vaud.svg Vaud Ollon, Gryon, Ormont-Dessus e no Flag of Canton of Valais.svg Valais Conthey, Chamoson, Leytron, Fully, Collonges, Lavey-Morcles, Saint-Maurice, Massongex e Monthey
Código postal 1274
Website Bex.ch
Comuna de Bex a destacado.

Bex é uma comuna suíça do Cantão de Vaud, pertencente ao distrito de Aigle que está rodeada pelas comunas Ollon, Gryon, Ormont-Dessus e no Conthey, Chamoson, Leytron, Fully, Collonges, Lavey-Morcles, Saint-Maurice, Massongex e Monthey.

Economia[editar | editar código-fonte]

As Salinas de Bex, cujos 50 km2 são explorada desde 1680, são além de uma atracção turística um factor económico importante para a região. Com a vinha e a fruta estas são os grandes recursos económicos de Bex [1] .

Salinas de Bexl

História[editar | editar código-fonte]

Em 1476 Bex, que faz parte do distrito suíço de Aigle desde 1798, foi ocupada pelos Senhores de Berna. Os problemas revolucionários do Baixo Valais em 1796 e a passagem incessante das tropas francesas trouxeram a miséria. A revolta chega à localidade que se torna capital da comuna.

A agricultura e o clima vão em conjunto nesta região, pois que na planície cultivam-se os frutos e a trigo, enquanto na encosta encontra-se a vinha, o castanheiro e as zonas de alpagem.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Bex está muito bem servida em caminhos de ferro, pois que além da Linha do Simplon, desde 1857, é o ponto de partida da Linha Bex-Villars-Bretaye dos Transportes públicos do Chablais (TPC) desde 1901. Paralelamente é servida pela auto-estrada A9, a transversal da Suíça que partindo de Vallorbe saí pelo Passo do Simplon em direcção da Itália.


Referências

  1. Salines de Bex (em francês) - Jul. 2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bex