Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna é uma biblioteca brasileira localizada em Belém, estado do Pará.[1] Foi criada em 1894, junto com o arquivo do Museu Goeldi, com a finalidade de reunir, custodiar e dar acesso à documentação e informação nas áreas de atuação da instituição - primeira a dedicar-se à pesquisa sobre a Amazônia.

O acervo, especializado em assuntos amazônicos, reúne documentos adquiridos através de compra, doação, permuta e custódia. Coleções de livros, fotografias, filmes, fitas, microfilmes, periódicos, folhetos, separatas, CD-Rom, teses e anais que somam mais de 200.000 itens, destacando-se mais de 26.000 livros e quase 6.000 títulos em periódicos científicos.

Desde o final do século XIX o Museu mantém a atividade de editoração, publicando o primeiro periódico científico da Amazônia, o Boletim do Museu Paraense de História Natural e Etnografia, já em 1896. Atualmente, o Museu edita publicações de caráter técnico, científico e cultural sobre a Amazônia. São quatro Boletins publicados, nas séries de Antropologia, Botânica, Ciências da Terra e Zoologia, mais a Revista Ciência em Museus.

O museu possui obras raras. Uma delas, "Rerum Medicarum Novae Hispaniae", é um livro em latim datado de 1628, avaliado em cerca de US$ 200 mil, que foi roubado do museu, e recuperado em 2014.[2]

Referências

  1. «Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna». Museu Paraense Emílio Goeldi. Consultado em 22 de fevereiro de 2022 
  2. PA, Natália MelloDo G1 (19 de março de 2014). «Obra roubada de museu do Pará é recuperada em Nova York». Pará. Consultado em 22 de fevereiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna