Bir Lahmar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tunísia Bir Lahmar

بئر الأحمر

 
  Município  
Localização
Bir Lahmar está localizado em: Tunísia
Bir Lahmar
Localização de Bir Lahmar na Tunísia
Coordenadas 33° 10' 45" N 10° 26' 30" E
País Tunísia
Província Tataouine
Delegação Bir Lahmar
Características geográficas
População total (2004) [1] 8 418 hab.
Altitude 175 m

Bir Lahmar (em árabe: بئر الأحمر) é uma cidade do sul da Tunísia e a capital da delegação (espécie de distrito ou grande município) homónima, a qual faz parte da província (gouvernorat) de Tataouine. Em 2004, o município tinha 8 418 habitantes.[1]

Situa-se numa zona desértica, rodeada pelas montanhas do Djebel Dahar a oeste e pela planície litoral de Djeffara a leste, 20 km a sul de Medenine, 22 km a nordeste de Ghomrassen, 33 km a norte de Tataouine, 95 km a oeste de Ben Gardane, 100 km a sudeste de Gabès e 490 km a sul de Tunes (distâncias por estrada).

Como o seu nome indica ("poços vermelhos" em árabe), a povoação cresceu em torno duma nascente de água, um elemento precioso numa região desértica que no passado se encontrava na rota das caravanas saarianas.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Bir Lahmar», especificamente desta versão.
  1. a b «Population, ménages et logements par unité administrative : Gouvernorat : Tataouine». www.ins.nat.tn (em francês). Instituto Nacional de Estatística da Tunísia. 2004. Consultado em 6 de setembro de 2012 


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Tunísia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.