Bletia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBletia
Bletia catenulata
Bletia catenulata
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Bletia
Espécies
ver texto

Bletia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Ruiz e Pavón em Flora Peruvianae, et Chilensis Prodromus 119, pl. 26, em 1794. A espécie tipo gênero é a Bletia catenulata Ruiz & Pavón. O nome deste gênero é uma homenagem ao naturalista espanhol Luis Blet.[1]

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Bletia agrupa trinta e cinco espécies, em sua maioria terrestres, de crescimento cespitoso, encontradas da Flórida ao Sul do Brasil, com grande concentração no México, normalmente crescendo em campos, barrancos e encostas, abaixo de três mil metros de altitude. Apenas duas ocorrem no Brasil, estando a Bletia catenulata dispersa por praticamente todo o território brasileiro.

Descrição[editar | editar código-fonte]

São plantas relativamente grandes com pseudobulbos tuberiformes, muitas vezes semi ou totalmente enterrados, unidos por espesso rizoma, portando folhas lanceoladas, que parecem formar um fino caule, fortemente veiadas, as quais normalmente fenecem após a floração, deixando anéis nos pseudobulbos, indicando onde estavam inseridas. A longa inflorescência racemosa é ereta, brota das primeiras Baínhas do pseudobulbo e comporta de duas a dez flores grandes e vistosas, que vagamente lembram uma Cattleya, e abrem em sucessão.

As flores apresentam sépala dorsal elíptico-lanceolada, sépalas laterais levemente falciformes, com igual tamanho da dorsal, pétalas no geral ovaladas elíptico lanceoladas, labelo trilobado, a coluna apresenta polínias sem caudículo, e retináculo rudimentar com oito polínias.

Lista de espécies[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Bletia — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bletia
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Bletia

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.