Blup Blup

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Blup Blup
Blup Blup está localizado em: Papua-Nova Guiné
Blup Blup
Localização na Papua-Nova Guiné
Coordenadas: 3° 30' S 144° 36' E

Localização de Blup Blup nas ilhas Schouten
Geografia física
País Papua-Nova Guiné
Arquipélago Ilhas Schouten
Ponto culminante 402 m

Blup Blup é uma ilha que pertence ao grupo das Ilhas Schouten, na Papua-Nova Guiné. É pequena e florestada, situando-se a cerca de 30 km ao largo do Cabo Girgir, à latitude S 3°30'46" e longitude E 144°35'16". Tem uma pequena população e faz parte da província de Sepik Oriental embora oficialmente se onsidere um protectorado.

A ilha é vulcânica (um estratovulcão), com 3,5 km de largura e uma costa irregular, onde se veem antigas escorrências de lava. Pensa-se que Blup Blup terá tido a sua última erupção no Holoceno. Há água na ilha, obtida em poços. A altitude máxima é de 402 m.

O primeiro europeu a visitar as ilhas na região terá sido o navegador espanhol Íñigo Ortiz de Retes em 21 de julho de 1545 no seu regresso de Tidore para a Nova Espanha.[1]

Existem quatro espécies de mamíferos na ilha: Echymipera kalubu, petauro-do-açúcar (Petaurus breviceps), o roedor Melomys rufescens e o rato Rattus praetor.

Referências

  1. Coello, Francisco "Conflicto hispano-alemán" Boletín de Sociedad Geográfica de Madrid, t.XIX. 2º semestre 1885, Madrid, p.317.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Papua-Nova Guiné é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.