Bomba Zip

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o portal:

Uma bomba Zip, também conhecida como Zip da Morte, é um ficheiro informático malicioso programado com o intuito de consumir os recursos do sistema até o limite quando a sua leitura é realizada. É normalmente utilizado para desativar programas antivírus, permitindo que vírus mais tradicionais possam infectar o sistema sem serem detectados.

Uma bomba zip é normalmente um ficheiro de pequenas dimensões (apenas alguns Kilobytes) o que permite fácil transporte e capacidade de passar despercebido. Mas no entanto quando é descompactado o ficheiro possui uma grande quantidade de informação, por vezes vários petabytes, o que provoca a paralisia do sistema, pois este não consegue lidar com tantos dados.

Atualmente a maior parte dos softwares antivírus consegue detectar se um ficheiro é uma bomba zip, evitando assim a sua descompactação.

Um exemplo de uma bomba Zip é o ficheiro "42.zip" que possui 42 kilobytes de dados comprimidos, contendo 16 ficheiros comprimidos, contendo cada um mais 16 ficheiros comprimidos repetindo-se isto até seis níveis. O 42.zip possui após a total descompactação 4.5 PB[1]. Este ficheiro encontra-se disponível para download em vários sites espalhados pela internet.

Existem muitos outros tipos de arquivos como o 42.zip que podem até se expandir infinitamente comparado ao limite da memória de todos os computadores nos anos atuais, sendo até menor quando compactado (440 bytes).

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.