Boquete (cidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Boquete é uma pequena cidade no Panamá. Ele está localizado na região mais ocidental da Província de Chiriquí, a cerca de 60 quilômetros (37 mi) da fronteira com a Costa Rica.[1] Por causa de sua elevação, a 1.200 metros acima do nível do mar, seu clima é mais frio do que no litoral. A sua localização cênica, a temperatura e o ambiente natural a torna popular com os Panamenhos e atrai turistas de todo o mundo.

História[editar | editar código-fonte]

Tradicional secagem de café no Alto Boquete

Em espanhol, a palavra Boquete significa 'abertura'. Os agricultores fixaram-se a região perto do final do século XIX. Durante o início do século XX, várias aldeias tinha sido criadas: Lino, Quiel, Baixo Mono, de Los Naranjos, e Baixo Boquete, que agora é o cidade central do distrito.

Boquete foi fundada em 11 de abril de 1911. Inicialmente, a cede do distrito, era Lino, mas foi mudada, logo depois para o Baixo Boquete. Por muitos anos, o distrito tinha três (municípios): Baixo Boquete, Caldeira, e Palmira. Em 1998, o de Alto Boquete, Jaramillo, e o Los Naranjos foram criados.

Além do turismo, sua principal indústria continua a ser a agricultura, especialmente o cultivo de café, feijão. Boquete ficou conhecida pelo seu café, considerado entre os melhores do mundo.

Referências

  1. «Boquete (cidade)». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 16 de novembro de 2019