Borrachão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pontiac Trans Am queimando as borrachas (pneu).
Fire burnout, Santa Pod Raceway, UK.

Um borrachão ou fritada (também conhecido nos países anglófonos como burnout, peel out ou power brake) é uma manobra veicular que consiste em manter o veículo parado, ou quase parado, mas com as rodas girando em alta rotação, fazendo com que o atrito do pneu com o chão, gere fumaça, faíscas e até chamas devido à fricção. Pode ser praticando com motocicletas, carros e eventualmente com triciclos.

História[editar | editar código-fonte]

Originalmente os dragsters praticavam os borrachões para aquecer os pneus durante uma largada, fazendo que com a alta temperatura nos pneus melhorassem a performance do veículo. Em alguns veículos, existia inclusive uma reserva de combustível chamada burnout box para a atividade.

Burnouts também é uma forma de como os pilotos de Nascar comemoravam suas vitórias. Também é praticado nos campeonatos e apresentações de wheelie como parte das manobras.

No Brasil, se praticado nas ruas, é consolidado uma infração e conforme o denatran (Código de Trânsito, Lei nº 9.503)[1] (Art. 174 do Código de Trânsito Brasileiro), o praticante está sujeito a uma multa gravíssima, somando sete pontos na carteira de habilitaçao, e multa de R$ 172,99 (180 UFlRs), suspensão do direito de dirigir e apreensões da Carteira de Habilitação e do veículo.

Burnouts são comuns em rachas (corridas informais), geralmente utilizados para aquecer os pneus e ganhar mais aderência na pista. Na Austrália, a atividade é proibida em qualquer via pública, podendo se praticada, haver punições que vão desde multas à apreensão do veículo.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências