Dragster

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Dragster (desambiguação).
Um dragster aquecendo os pneus com a técnica de borrachão.

Dragster é um tipo de veículo leve com motores extremamente potentes, especialmente projetados para provas de arrancada. Surgiram nos Estados Unidos na década de 1960. Foram concebidos para altas velocidades, acima dos 500 km/h.

Divisões[editar | editar código-fonte]

As corridas de dragsters são divididas em diversas categorias dependendo da potência e do tipo de motor, além do preço do carro, como Pro Mod, Top Fuel, Pro Stock etc. Há atualmente duas associações que congregam os competidores e organizam os eventos: a NHRA (National Hot Rod Association) e a IHRA (International Hot Rod Association). As disputas ocorrem entre carros divididos em quatro categorias principais: Pro Stock Motorcycle, Pro Stock, Funny Car e Top Fuel, esta última a que abordaremos aqui por se tratar da mais "violenta" de todas e a que é considerada a categoria Topless.

Top Fuel[editar | editar código-fonte]

Dois Dragster Top Fuel Lado a Lado

Os motores da categoria Top Fuel e "Funny Cars" podem utilizar combustíveis de alta combustão como nitrometano, 95%, misturado ao metanol, 5%, e podem alcançar até 12.000 hp de potência. Os Dragsters da categoria Top Fuel são capazes alcançar mais de 530 km/h de velocidade final e percorrer cerca de 400 metros em menos de 4 segundos, por mais absurdos que estes números possam parecer para aqueles que nunca viram um carro destes acelerando, se é que se pode chamar uma máquina destas de carro! O nitrometano é um poderoso combustível, em que apenas uma gota é capaz de criar um buraco de razoável tamanho em um piso de concreto. Ele pertence a um grupo conhecido como nitroalcanos, que consiste em uma molécula de alcano (como metano, propano ou etano) de onde um átomo de Hidrogênio e é substituído por um grupo nitro (-NO²). O nitrometano utilizado para este fim não é 100% puro, mas reduzido a uma concentração em torno de 2%, por razões óbvias.

Top Alcohol[editar | editar código-fonte]

Os Dragster Top Alcohol se parecem muitos com os Top Fuels, mas têm diferenças significativas. Eles só podem usar motor com combustível á metanol com uma pequena quantidade de Nitrometano. Podem utilizam motores Aspirados e chegam á 4.500 HP. Podem percorrer os 400 Metros em 5,1 segundos e ultrapassar os 450 Km/h.

Jet Cars[editar | editar código-fonte]

Jet Car com Motor de avião.

Existem também os Jet Cars equipados com motores a jato oriundos de aviões de combate, mas que não têm o mesmo poder de arranque dos dragsters topfuel. As partes mecânicas que mais se desenvolveram nos dragsters foram os injetores de combustível e compressores e as embreagens que devem ter grande resistência para transmitir tanta potência às rodas de forma tão

Pro Mod[editar | editar código-fonte]

Na NHRA os carros da categoria Pro mod, são carros com portas feitos em fibra de carbono e utilizam motores com nitro, aspirados, 6 cilindros, 8 cilindros, turbo ou blower. Estes motores colocam uma quantidade extremamente grande de potência, alguns em aproximadamente de 3.000 á 4000 HP, e podem alcançar velocidade superior a 400 km/h nos 400 metros.

Na PDRA que é uma associação de arrancada utiliza a categoria Pro Extreme que são Pro Mods, mas com potência ilimitadas , onde a NHRA limita a 526 polegadas cúbicas. Essa categoria ilimita a potência dos carros e muitos ultrapassam os 5.000 hp de potência e ultrapassam facilmente os 430 km/h nos 400 metros onde provas de 200 metros também ocorrem.

Pro Stock[editar | editar código-fonte]

Apresentam Chassi tubular especialmente construído em uma replica leve aerodinamicamente aprimorada da carroceria original. Utilizam motores aspirados e são capazes de gerar 1300HP e percorrer os 400 Metros em 6,5 segundos e atingir mais de 340 km/h.

Top Fuel Funny Bike[editar | editar código-fonte]

São Motos movidas a nitrometano e podem produzir até 2000HP de potência e ultrapassar os 320 Km/h em menos de 7 segundos.

Segurança[editar | editar código-fonte]

A aceleração de 0-100 km/h é feita de forma quase instantânea, e ao cruzar a linha de chegada, alguns carros como Pro Mods a velocidade passa dos 400 km/h, é aí que o piloto tem que acionar o pára-quedas, já que o sistema de freios não é suficiente para estancar a velocidade. Eles também utilizam o ''Santo Antonio'' que é uma gaiola que fica internamente para proteger o piloto caso algum acidente ocorra.

Arrancada no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil ocorre provas de arrancada tanto para 200 metros, quanto para 400 metros, a mais famosa pista é atualmente o Velopark localizado no município de Nova Santa Rita, no estado do Rio Grande do Sul. Foi inaugurado em 2008. Roderjan Busato foi o primeiro piloto de arrancada no Brasil a bater os 400 Km/h em um carro com portas. Atualmente o Velopark disponibiliza eventos anuais de competição.

Recordes Nacionais 400 Metros[editar | editar código-fonte]

Standart - Clovis Wachter

11,457

Street Tração Traseira - Vilson Ferreira (Opala 6 Cilindros)

10,595

Dianteira Original - Antonio Neto

9,379

Traseira OriginaI - Israel Fontanella (Opala 6 Cilindros Injetado)

9,786

Dianteira Turbo C - Fernando Defendi

10,475

Dianteira Turbo B - Adriano Scariot

9,658

Dianteira Turbo A - Fabiano Peixoto

8,417

Turbo A Light - Mauro Schneider

8,577

Turbo Street Traseira - Vilson Ferreira (Chevette 4 Cilindros Turbo)

9,121

Traseira Turbo B - Jonas Lopes (Chevette C20XE Turbo)

8,086

Traseira Turbo A - Celso Camargo (Opala 6 Cilindros Turbo)

7,260

Dianteira Super - Malton Coimbra (Gol 5 Cilindros Aspirado)

8,544

Traseira Super - Diego Busato (Camaro Small Block Nitro)

7,281

Força Livre Dianteira - José Roberto Pasqualete (Gol Ap Turbo)

7,714

Força Livre Traseira - Brayan Zonta Gabardo (Chevette 4 Cilindros Turbo)

7,271@291km/h

Extreme 10,5 - Caca Daud (Cobalt 4 Cilindros C20XE Turbo)

6,499@339km/h

Pro Mod - Roderjan Busato (Camaro Big Block V8 Bi-Turbo)

5,816@376km/h

Drag Bike - Eduardo Bernasconi (Hayabusa Turbo)

8,932@255km/h

Dragster Light - Juliano Bento (Dragster V8 Small Block Bi-Turbo)

6,318/360km/h

Funny Car - Alberto Turkot (Funny Car V8 Small Block Blower)

6,603@317km/h

Dragster Top Alcohol - Andre Takeda (Dragster V8 Big Block Blower)

5,644@344km/h

Recorde De Velocidade - Roderjan Busato (Camaro V8 Big Block Bi-Turbo)

426,2 Km/h

Ver também[editar | editar código-fonte]