Bureau des Longitudes
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Junho de 2021) |
O Bureau des Longitudes é uma instituição científica francesa, fundada por decreto de 25 de junho de 1795 e responsável pelo incremento da navegação, padronização do tempo e observações geodésicas e astronômicas. Durante o século XIX foi responsável pela sincronização mundial dos relógios. Nesta ocasião foi presidido por François Arago e Henri Poincaré. Funciona agora como uma academia e seus membros reunem-se mensalmente para discutir tópicos relacionados à astronomia.
O Bureau foi fundado pela Convenção Nacional após um relatório elaborado conjuntamente pelas Comissões de Marinha, Finanças e Educação. Henri Grégoire chamou a atenção da Convenção Nacional para a queda do poderio marítimo francês e liderança naval da Inglaterra, propondo que melhorias em navegação poderiam ser fundamentais para o renascimento da força naval. Como resultado o Bureau foi estabelecido, com autoridade sobre o Observatório de Paris e todos os demais estabelecimentos astronômicos da França. O Bureau foi encarregado de controlar os mares onde o poderio inglês não estivesse presente e melhorar a precisão do traçado das longitudes dos navios mediante observações astronômicas e relógios confiáveis.
Os dez membros originais de seu quadro foram:
- Geômetras:
- Astrônomos:
- Jean-Charles de Borda, que efetuou trabalhos relacionados com mecânica dos fluidos e precursor de Lazare Carnot, por causa de seu conhecimento em termodinâmica
- Jean-Nicolas Buache, geógrafo
- Louis Antoine de Bougainville, navegador
- Noël Simon Caroché, fabricante de telescópios.
Publicações
[editar | editar código-fonte]- Connaissance des temps, efemérides astronômicas, publicado anualmente desde 1679;
- Annuaire du Bureau des longitudes, almanaque e calendário para uso público e civil, publicado anualmente desde 1795;
- Éphémérides nautiques, (de 1889) para navegação marinha;
- Éphémérides aéronautiques, (de 1938) paara navegação aérea civil e militar.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Galison, Peter Louis (2003). Einstein's Clocks, Poincaré's Maps: Empires of Time. Hodder & Stoughton. ISBN 0-340-79447-X.
- Dyson, Freeman J. (November 6, 2003). Clockwork Science. The New York Review of Books 50 (17)
- «Le Bureau des Longitudes» (em francês)
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- «Página oficial» (em francês)
- «Institut de Mecanique Celeste et de Calcul des Ephemerides» (em inglês)