Burrell Smith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Burrell Smith
Nascimento 16 de dezembro de 1955 (68 anos)
Nova Iorque
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Campo(s) Ciência da computação

Burrell Carver Smith (Nova Iorque, 16 de dezembro de 1955) é um engenheiro estadunidense.

Trabalhou na Apple Inc., onde projetou a placa-mãe do Macintosh original. Foi o empregado da Apple número #282, contratado em fevereiro de 1979, inicialmente como um técnico.[1] Também projetou a placa-mãe da impressora LaserWriter, e projetou uma versão de menor custo do Apple II que tornou-se o Apple IIe, usando as mesmas técnicas inovadoras das quais foi pioneiro com o Mac.

Burrell estava trabalhando no departamento de atendimento da Apple quando ajudou Bill Atkinson a adicionar mais memória a um computador Apple II de forma inovadora. Bill o recomendou a Jef Raskin, que estava à procura de um engenheiro de hardware para ajudá-lo com seu recém-formado projeto Macintosh.[1] Burrell projetou cinco diferentes placas-mãe durante o curso do desenvolvimento do Macintosh, todas usando técnicas baseadas em dispositivos de matriz lógica programável (PAL) para obter o máximo de funcionalidades com um número mínimo de chips.

Burrell deixou a empresa antes do lançamento da plataforma Turbo Mac, que incluiu um disco rígido interno e um conjunto de chips ainda mais simplificado.

Mais tarde, foi cofundador da Radius Corp; e está aposentado e vivendo em Palo Alto.[2]

Burrell supostamente sofreu de esquizofrenia durante a década de 1990.[3]

Referências

  1. a b «Folklore.org: The Original Macintosh». Folklore. Consultado em 15 de outubro de 2022 
  2. «Inside the Mac Revolution». Wired (em inglês). 16 de dezembro de 2004. ISSN 1059-1028. Consultado em 15 de outubro de 2022 
  3. Steve Jobs por Walter Isaacson, página XV.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista da computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.