Joanna Hoffman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joanna Hoffman
Joanna Karine Hoffman
Conhecido(a) por membro da equipe desenvolvedora do Macintosh
Nascimento 27 de julho de 1955 (61 anos)
Polônia Polónia
Alma mater Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Universidade de Chicago
Campo(s) Computação e marketing

Joanna Karine Hoffman (Polônia, 27 de julho de 1955)[1] é executiva de marketing. Foi um dos membros originais do time criador do Macintosh e do NeXT[2][3].

Vida pessoal e educação[editar | editar código-fonte]

Joanna nasceu na Polônia, filha do diretor de cinema Jerzy Hoffman, tendo morado com a mãe na Armênia, então parte da União Soviética, até os dez anos, quando foi morar com o pai em Varsóvia. Aos 12 anos, em 1967, sua mãe se casou com um norte-americano e mudou-se para Buffalo, Nova York. Joana ganhou permanência e depois juntou-se ao casal nos Estados Unidos, onde tornou-se rapidamente fluente em inglês e uma excelente aluna[4].

Ela se distanciou de seu pai, que dirigiu filmes notáveis, incluindo 'The Deluge' (1974), que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, pela Polônia. Sua família sofreu durante a Segunda Guerra Mundial e seus avós morreram no Holocausto. Seu pai foi deportado para a Sibéria, mas sobreviveu[5][2][6].

Joana tem formação em antropologia, física e linguistica, com bacharelado em Ciências Humanas e Ciências Exatas pelo Massachusetts Institute of Technology, tentando doutorado em arqueologia, pela Universidade de Chicago, mas não o defendeu. Em 1979, ela foi escalada para uma escavação arqueológica no Irã, tendo parado na Polônia antes para visitar a família, onde recebeu um aviso do Irã de que ela teria que retornar aos Estados Unidos, por causa da Revolução Iraniana[7].

É casada com Alain Rossmann, nascido na França, com quem trabalhou na Apple. O casal tem dois filhos[8][9].

Carreira[editar | editar código-fonte]

Joana estava de licença da Universidade de Chicago, quando foi encorajada por alguns amigos a ir a uma palestra da Xerox, na Califórnia[8]. Na ocasião, ela teve uma acirrada discussão com Jef Raskin[8]A discussão focou-se em como os computadores eram e como podiam melhorar a vida das pessoas.[8], o que o deixou tão impressionado com Joana que ele acabou convidando-a para uma entrevista referente a um cargo na Apple[8].

Em outubro de 1980, Joana começou os trabalhos no projeto Macintosh[10], como parte da equipe inicial, composta por Burrell Smith, Bud Tribble e Brian Howard.[11]. Era ainda um projeto de pesquisa[10], mas sua posição consistia em pensar toda a campanha de marketing do novo computador[7][10], tendo também escrito os primeiros rascunhos dos Guias de Interface do Usuário para Macintosh[10]. Logo ela também seria a responsável pela equipe internacional de marketing na Europa e na Ásia[10]. Com a ida de Steve Jobs para o NeXT, Joana o acompanhou, tendo sido um dos membros originais[2][3]. Sua reputação na empresa se devia ao fato de ter sido uma das poucas pessoas que conseguiu, com sucesso, trabalhar ao lado de Jobs[2].

Nos anos 1990, Joana foi vice presidente de marketing da General Magic, aposentando-se em 1995 para poder passar mais tempo com a família. Engajou-se em dar palestras pelo país, a respeito de seu trabalho com o Macintosh e com Steve Jobs[10].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Hertzfeld, Andy. Revolution in the Valley: The Insanely Great Story of How the Mac Was Made. Sebastopol: O'Reilly Media, 2005.
  • Isaacson, Walter. Steve Jobs. New York: Simon & Schuster, 2011.

Referências

  1. Joanna Hoffman public record accessed 11-7-2015
  2. a b c d Isaacson, Walter. Steve Jobs. [S.l.]: Simon & Schuster. p. ebook 
  3. a b Patton, Phil (6 de agosto de 1989). «Steve Jobs: Out for Revenge». New York Times. Consultado em 7 de setembro de 2015 
  4. Joanna Hoffman Interview at Makers Conference 2016 accessed 2-7-2015
  5. jerzy-hoffman biography accessed 12-26-2015
  6. Schulmiller, Eric (22 de janeiro de 2014). «Apple's Jewish History — 30 Years After Iconic Super Bowl Ad». The Forward. Consultado em 7 de setembro de 2015 
  7. a b «The Wizards behind the Macintosh». Mac-history.net. Consultado em 7 de setembro de 2015 
  8. a b c d e Terdiman, Daniel (22 de janeiro de 2009). «Recollections of the Mac's creators». CNET. Consultado em 7 de setembro de 2015. Arquivado do original em January 23, 2015  Verifique data em: |arquivodata= (ajuda)
  9. Hoffman Conversation accessed 1-27-2016
  10. a b c d e f Hertzfeld, Andy (2005). Revolution in the Valley: The Insanely Great Story of How the Mac Was Made. [S.l.]: O'Reilly Media. p. xxii 
  11. Hertzfeld, Andy (2005). Revolution in the Valley: The Insanely Great Story of How the Mac was Made. [S.l.]: O'Reilly Media. p. xxiii 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista da computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.