Joanna Hoffman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joanna Hoffman
Computação e marketing
Dados gerais
Nome de nascimento Joanna Karine Hoffman
Nascimento 27 de julho de 1955 (61 anos)
Local Polônia Polónia
Atividade
Campo(s) Computação e marketing
Alma mater Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Universidade de Chicago
Conhecido(a) por membro da equipe desenvolvedora do Macintosh

Joanna Karine Hoffman (Polônia, 27 de julho de 1955)[1] é executiva de marketing. Foi um dos membros originais do time criador do Macintosh e do NeXT[2][3].

Vida pessoal e educação[editar | editar código-fonte]

Joanna nasceu na Polônia, filha do diretor de cinema Jerzy Hoffman, tendo morado com a mãe na Armênia, então parte da União Soviética, até os dez anos, quando foi morar com o pai em Varsóvia. Aos 12 anos, em 1967, sua mãe se casou com um norte-americano e mudou-se para Buffalo, Nova York. Joana ganhou permanência e depois juntou-se ao casal nos Estados Unidos, onde tornou-se rapidamente fluente em inglês e uma excelente aluna[4].

Ela se distanciou de seu pai, que dirigiu filmes notáveis, incluindo 'The Deluge' (1974), que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, pela Polônia. Sua família sofreu durante a Segunda Guerra Mundial e seus avós morreram no Holocausto. Seu pai foi deportado para a Sibéria, mas sobreviveu[5][2][6].

Joana tem formação em antropologia, física e linguistica, com bacharelado em Ciências Humanas e Ciências Exatas pelo Massachusetts Institute of Technology, tentando doutorado em arqueologia, pela Universidade de Chicago, mas não o defendeu. Em 1979, ela foi escalada para uma escavação arqueológica no Irã, tendo parado na Polônia antes para visitar a família, onde recebeu um aviso do Irã de que ela teria que retornar aos Estados Unidos, por causa da Revolução Iraniana[7].

É casada com Alain Rossmann, nascido na França, com quem trabalhou na Apple. O casal tem dois filhos[8][9].

Carreira[editar | editar código-fonte]

Joana estava de licença da Universidade de Chicago, quando foi encorajada por alguns amigos a ir a uma palestra da Xerox, na Califórnia[8]. Na ocasião, ela teve uma acirrada discussão com Jef Raskin[8]A discussão focou-se em como os computadores eram e como podiam melhorar a vida das pessoas.[8], o que o deixou tão impressionado com Joana que ele acabou convidando-a para uma entrevista referente a um cargo na Apple[8].

Em outubro de 1980, Joana começou os trabalhos no projeto Macintosh[10], como parte da equipe inicial, composta por Burrell Smith, Bud Tribble e Brian Howard.[11]. Era ainda um projeto de pesquisa[10], mas sua posição consistia em pensar toda a campanha de marketing do novo computador[7][10], tendo também escrito os primeiros rascunhos dos Guias de Interface do Usuário para Macintosh[10]. Logo ela também seria a responsável pela equipe internacional de marketing na Europa e na Ásia[10]. Com a ida de Steve Jobs para o NeXT, Joana o acompanhou, tendo sido um dos membros originais[2][3]. Sua reputação na empresa se devia ao fato de ter sido uma das poucas pessoas que conseguiu, com sucesso, trabalhar ao lado de Jobs[2].

Nos anos 1990, Joana foi vice presidente de marketing da General Magic, aposentando-se em 1995 para poder passar mais tempo com a família. Engajou-se em dar palestras pelo país, a respeito de seu trabalho com o Macintosh e com Steve Jobs[10].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Hertzfeld, Andy. Revolution in the Valley: The Insanely Great Story of How the Mac Was Made. Sebastopol: O'Reilly Media, 2005.
  • Isaacson, Walter. Steve Jobs. New York: Simon & Schuster, 2011.

Referências

  1. Joanna Hoffman public record accessed 11-7-2015
  2. a b c d Isaacson, Walter. Steve Jobs. [S.l.]: Simon & Schuster. p. ebook 
  3. a b Patton, Phil (6 de agosto de 1989). «Steve Jobs: Out for Revenge». New York Times. Consultado em 7 de setembro de 2015 
  4. Joanna Hoffman Interview at Makers Conference 2016 accessed 2-7-2015
  5. jerzy-hoffman biography accessed 12-26-2015
  6. Schulmiller, Eric (22 de janeiro de 2014). «Apple's Jewish History — 30 Years After Iconic Super Bowl Ad». The Forward. Consultado em 7 de setembro de 2015 
  7. a b «The Wizards behind the Macintosh». Mac-history.net. Consultado em 7 de setembro de 2015 
  8. a b c d e Terdiman, Daniel (22 de janeiro de 2009). «Recollections of the Mac's creators». CNET. Consultado em 7 de setembro de 2015. Arquivado do original em January 23, 2015  Verifique data em: |arquivodata= (ajuda)
  9. Hoffman Conversation accessed 1-27-2016
  10. a b c d e f Hertzfeld, Andy (2005). Revolution in the Valley: The Insanely Great Story of How the Mac Was Made. [S.l.]: O'Reilly Media. p. xxii 
  11. Hertzfeld, Andy (2005). Revolution in the Valley: The Insanely Great Story of How the Mac was Made. [S.l.]: O'Reilly Media. p. xxiii 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista da computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.