Código-fonte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Código fonte)
Ir para: navegação, pesquisa
Código fonte de um pequeno programa em linguagem de programação C que imprime na tela se o número passado a ele como argumento é primo ou não. Ele está sendo visualizado em um IDE com suporte a colorização de código.

Código-fonte (source code em inglês) é o conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes, de maneira lógica. Existem linguagens que são compiladas e as que são interpretadas. As linguagens compiladas, após ser compilado o código fonte, transformam-se em software, ou seja, programas executáveis. Este conjunto de palavras que formam linhas de comandos deverá estar dentro da padronização da linguagem escolhida, obedecendo critérios de execução. Atualmente, com a diversificação de linguagens, o código pode ser escrito de forma totalmente modular, podendo um mesmo conjunto de códigos ser compartilhado por diversos programas e, até mesmo, linguagens.

Definições[editar | editar código-fonte]

O Projeto de Informação do Linux define código fonte como:

O código fonte (também chamado de fonte ou código) é uma versão do software da forma em que ele foi originalmente escrito (digitado em um computador) por um humano em texto puro (caracteres alfanuméricos humanamente legíveis)[1].

A noção de código fonte também pode ser aplicada de maneira mais abrangente, incluindo linguagem de máquina e notações em linguagens gráficas, nenhuma delas são textuais por natureza. Um exemplo desta definição extraído de um artigo publicado na conferência anual IEEE e na Source Code Analysis and Manipulation[2].

Com o propósito de ser claro, o termo código fonte é usado significando qualquer definição completamente executável de um sistema de software. Desta forma ele inclui código de máquina, linguagens de alto nível e representações gráficas executáveis de sistemas[3].

Frequentemente são necessárias algumas etapas de tradução ou minificação entre o código fonte original digitado por um humano e o programa executável. Enquanto algumas entidades como a FSF argumentam que um arquivo intermediário “não é um código fonte real e não conta como código fonte”[4] outras acham conveniente tratar cada arquivo intermediário como código fonte para a próxima etapa.

História[editar | editar código-fonte]

Os primeiros programas feitos para computadores capazes de armazená-los eram passados para a máquina em código binário através dos interruptores presentes no painel frontal do computador. Esta linguagem de programação de primeira geração não tinha distinção entre código fonte e código de máquina.

Quando a empresa IBM começou a fornecer softwares que funcionavam em conjunto com suas máquinas, o código fonte era provido sem qualquer custo adicional. Na época, o custo de manutenção e suporte do software estava embutido no preço do hardware. Por décadas, a IBM distribuiu o código fonte juntamente suas licenças de uso de software, até o ano de 1983[5].

A maioria das primeiras revistas sobre informática publicavam códigos-fonte impressos para que os leitores os digitassem em seus computadores para executá-los. Ocasionalmente o código fonte completo de um programa extenso é publicado em forma de livro impresso.

Referências

  1. «Source Code Definition». Consultado em 2016-01-19. 
  2. «SCAM». www.ieee-scam.org. Consultado em 2016-01-19. 
  3. Mark Harman (12-13 de Dezembro de 2010). «Why Source Code Analysis and Manipulation Will Always Be Important» (PDF). 10th IEEE International Working Conference on Source Code Analysis and Manipulation (SCAM 2010). 
  4. «gnu.org». www.gnu.org. Consultado em 2016-01-19. 
  5. Enterprise, I. D. G. (1988-02-08). Computerworld IDG Enterprise [S.l.] 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete code ou source code.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Código-fonte
Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.