Saltar para o conteúdo

Caça submarina: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rubinbot (discussão | contribs)
m r2.5.4) (Bot: Adicionando: hr:Podvodni ribolov
Linha 16: Linha 16:
===Portugal===
===Portugal===
A prática da '''caça submarina''' tem inicio nos anos [[1950]], e tem no [[CPAS]] o seu primeiro foco de desenvolvimento em [[Portugal]]. Nos anos que se seguiram outros polos vão surgindo um pouco por todo o país, bem como nas Antigas Colónias, com clubes e caçadores que em muitos dos casos tinha de fazer os seus próprios equipamentos.
A prática da '''caça submarina''' tem inicio nos anos [[1950]], e tem no [[CPAS]] o seu primeiro foco de desenvolvimento em [[Portugal]]. Nos anos que se seguiram outros polos vão surgindo um pouco por todo o país, bem como nas Antigas Colónias, com clubes e caçadores que em muitos dos casos tinha de fazer os seus próprios equipamentos.
* [http://www.pesca-submarina.com/ Projecto Caça Submarina Portugal]


=={{Links externos}}==
=={{Links externos}}==

Revisão das 18h08min de 11 de outubro de 2011

Um mergulhador autônomo praticando a caça submarina nas ilhas Ryūkyū.

A caça submarina, chamada pesca submarina ou pesca sub-aquática, é uma atividade que consiste na pesca de espécimes marinhos, geralmente peixes, em seu próprio habitat, ou seja, imerso no mar. Pode ser praticada através do mergulho livre ou autônomo, possuindo os mais diversos fins: desde a simples busca por alimentos, passando pelo hobbie e pela prática esportiva. Em todos os casos, a atividade se utiliza de um arpão, arbalete ou arma de pressão análoga, armados pelo próprio caçador. Em relação ao impacto ambiental resultante dessa modalidade, a questão é polêmica. Muitos praticantes defendem a idéia de que a atividade é inofensiva e sustentável, mas há estudos, no entanto, que indicam o contrário.

Impacto Ambiental

Tal questão gera polêmica entre biólogos marinhos e os adeptos da atividade de caça. Apesar de defendida pelas associações e confederações de caça submarina, existem estudos que indicam que ainda que tal modalidade seja praticada por um reduzido número de pessoas, o ataque e morte de diversas espécies peixes fariam com que eles lancem nas águas feromônios, importantes na orientação de muitos desses animais,[1][2] que acabam por afugentar todo um cardume,[3] promovendo por vezes grandes deslocamentos de peixes para áreas distantes e, assim, causando desequilíbrio em todo o ecossistema.


Caça submarina no mundo

Brasil

Com o apoio dos expoentes da caça submarina brasileira, a Confederação Brasileira de Caça Submarina (CBCS) foi fundada em 5 de março de 1990, tendo como objetivo difundir o esporte desde a sua iniciação até competições internacionais de alto nível técnico.

A atividade de pesca amadora no Brasil, uma atividade de lazer, é regulamentada pelo Ministério do Esporte e do Turismo (EMBRATUR) e Ministério do Meio Ambiente (IBAMA), e está inserida, desde 1997, no Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora (PNDPA), que tem o objetivo de transformar a atividade de pesca amadora em instrumento de desenvolvimento econômico, social e de conservação ambiental.

No Brasil, Licença para Pesca Amadora é obrigatória para todo pescador que utiliza molinete/carretilha, pesca embarcado, ou pratica a pesca sub-aquática. A pesca do mero foi proibida em qualquer modalidade.

Portugal

A prática da caça submarina tem inicio nos anos 1950, e tem no CPAS o seu primeiro foco de desenvolvimento em Portugal. Nos anos que se seguiram outros polos vão surgindo um pouco por todo o país, bem como nas Antigas Colónias, com clubes e caçadores que em muitos dos casos tinha de fazer os seus próprios equipamentos.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre desporto/esporte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. "Gerlach G. et al. "Smelling home can prevent dispersal of reef larvae". PNAS 104(3):858-863 (2007).
  2. Michael Andrades - "Odor: importante para a orientação de peixes"
  3. Um repelente de tubarões