Cabril (Viseu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cabril é uma aldeia da freguesia de Povolide, localizada no Concelho e Distrito de Viseu (40°40'57.20"N, 7°46'08.00"W).

Está situada no ponto mais alto da freguesia no extremo Nordeste do Concelho de Viseu, estabelecendo por isto fronteiras com os Concelhos de Sátão e Penalva do Castelo. Atualmente, deverá contar com menos de 100 habitantes (só há dados populacionais registados referentes à totalidade da freguesia, cuja sede é Povolide). Tem como principal património as suas gentes, as suas ruas, as suas casas mais emblemáticas, a sua capela de Santo António, a sua Escola Primária (atualmente já com outra vocação - sede da ASORCCA), as suas paisagens envolventes,… mas voltando às suas gentes e ao seu árduo trabalho, tanto nas lides de casa como nas hortas, nos campos, nos currais, nas vinhas, nos pomares e o esforço e a luta constante contra todas as adversidades, desde a incerteza do tempo, as sintomáticas geadas, imprevisíveis chuvas, ou até o calor em demasia e fora de tempo, pondo muitas vezes em causa todo o trabalho previsto para uma colheita, assumindo assim as adversidades e o facto de ser tão pouco compensador economicamente, mas de grande valor de realização pessoal e afirmação sociocultural das raízes desta terra, que tem na simpatia dos seus habitantes o seu melhor cartão de visita. Nos últimos anos tem-se verificado o êxodo da sua população, fruto das escassas oportunidades de trabalho que a região proporciona, no entanto, as raízes e laços familiares dos Cabrilenses são mais fortes e quando não os conseguem reter fazem-nos regressar com assiduidade.

Capela de Cabril

Capela de Santo António[editar | editar código-fonte]

A capela de Santo António, situada no Bairro com o mesmo nome, remonta ao ano de 1766, de acordo com a inscrição que consta na porta principal de entrada. Foi mandada construir pelos habitantes das povoações vizinhas de Cabril, Cadimas e Vilares (Vilar de Cima e Vilar de Baixo). É destino anual de romaria no mês de junho, por altura da comemoração das festividades religiosas do Santo padroeiro.

Escola Primária[editar | editar código-fonte]

Escola de Cabril

A Escola Primária que durante mais de 50 anos formou e permitiu o início dos estudos de centenas de alunos que por lá passaram, está agora transformada em sede da ASORCCA - Associação Social Recreativa e Cultural de Cabril, que tudo tem feito para a dinamização sociocultural e preservação da identidade de um povo que teima em resistir ao chamamento do mundo exterior.

Casario e envolvente[editar | editar código-fonte]

Em terra de granito, o casario faz jus na sua utilização e são vários os exemplares das casas que perpetuam a origem desta aldeia, que com as suas paisagens e vistas deslumbrantes, entre serras, montes e vales, a todos deslumbra e retempera.

A Quinta de Vilar de Cima, que albergou outrora uma prestigiada Fábrica de Laticínios da Beira Alta e um Centro Vitícola, preenche um importante espaço da paisagem, agora dedicada à produção de maçã, tem um papel significativo no desenvolvimento e na economia local desta aldeia.

Galeria[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cabril (Viseu)
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.