Saltar para o conteúdo

Cadastro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GRS73 (discussão | contribs)
Desfeita a edição 24894587 de 201.79.198.180 (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
Giancarlo de Oliveira (pensador) menino de família humilde, porém talentoso é natural do Brasil mora na cidade de Cariacica -ES. Autodidata desde cedo (leitor voraz) já produzia idéias textos que se encontram vivo até hoje bem antes da era internet. Teve uma adolescência conturbada não era entendido por seus professores da época, o melhor ainda estava por vir. Aos 17 anos aproximadamente se envolveu com botânica (nomenclatura e cultivo) conheceu, Roberto Kaustsky o naturalista da cidade do interior do estado este morava em Domingos Martins - campinho ES,Kaustsky naturalista conhecido no mundo inteiro por suas descoberta entre orquídeas e bromélias entre outras plantas e insetos animais etc.Giancarlo conhecido como pensador,filósofo. É estudante bolsista de pedagogia pela UNIUBE, também formado em Meio Ambiente, é escritor de livros infantis (porém nenhum registro ainda de publicação, além das suas história terem sido aproveitada em escolas e muito bem aceitas pedagogicamente) Peças de teatro infantis(autor e protagonista),contação de historinhas infantis,poeta.Estagiou com necessidades especiais em sua trajetória pedagógica numa escola em Vitória ES.Tem prestigio e destaque por ser tão prodigioso de coração , naturalmente espontâneo,pois seu intuito maior vai além de uma filosofia qualquer é desafiador quando se trata de desenvolvimento humano e o entendimento das controvérsias de comportamento.Um Psicofilosofo nato.[[Ficheiro:Plan-terrier.jpg|thumb|300px|<center>Parte de um cadastro de terreno senhorial francês de [[1750]]</center>]]
[[Ficheiro:Plan-terrier.jpg|thumb|300px|<center>Parte de um cadastro de terreno senhorial francês de [[1750]]</center>]]
Um '''cadastro''' (do [[língua grega antiga|grego antigo]] κατάστιχον [{{PBPE2|"registro"|"registo"}}], de κατά στίχον ["linha por linha"]) era originalmente qualquer relação de bens, móveis ou imóveis, de um determinado proprietário, feito com o objetivo de repartir proporcionalmente as cargas [[fisco|fiscais]].
Um '''cadastro''' (do [[língua grega antiga|grego antigo]] κατάστιχον [{{PBPE2|"registro"|"registo"}}], de κατά στίχον ["linha por linha"]) era originalmente qualquer relação de bens, móveis ou imóveis, de um determinado proprietário, feito com o objetivo de repartir proporcionalmente as cargas [[fisco|fiscais]].



Revisão das 13h51min de 20 de abril de 2011

Giancarlo de Oliveira (pensador) menino de família humilde, porém talentoso é natural do Brasil mora na cidade de Cariacica -ES. Autodidata desde cedo (leitor voraz) já produzia idéias textos que se encontram vivo até hoje bem antes da era internet. Teve uma adolescência conturbada não era entendido por seus professores da época, o melhor ainda estava por vir. Aos 17 anos aproximadamente se envolveu com botânica (nomenclatura e cultivo) conheceu, Roberto Kaustsky o naturalista da cidade do interior do estado este morava em Domingos Martins - campinho ES,Kaustsky naturalista conhecido no mundo inteiro por suas descoberta entre orquídeas e bromélias entre outras plantas e insetos animais etc.Giancarlo conhecido como pensador,filósofo. É estudante bolsista de pedagogia pela UNIUBE, também formado em Meio Ambiente, é escritor de livros infantis (porém nenhum registro ainda de publicação, além das suas história terem sido aproveitada em escolas e muito bem aceitas pedagogicamente) Peças de teatro infantis(autor e protagonista),contação de historinhas infantis,poeta.Estagiou com necessidades especiais em sua trajetória pedagógica numa escola em Vitória ES.Tem prestigio e destaque por ser tão prodigioso de coração , naturalmente espontâneo,pois seu intuito maior vai além de uma filosofia qualquer é desafiador quando se trata de desenvolvimento humano e o entendimento das controvérsias de comportamento.Um Psicofilosofo nato.

Parte de um cadastro de terreno senhorial francês de 1750

Um cadastro (do grego antigo κατάστιχον ["registro"(pt-BR) ou "registo"(pt-PT?)], de κατά στίχον ["linha por linha"]) era originalmente qualquer relação de bens, móveis ou imóveis, de um determinado proprietário, feito com o objetivo de repartir proporcionalmente as cargas fiscais.

Os itens básicos que devem constar num cadastro são o lugar onde se encontra (em que logradouro se encontra e com que outras propriedades faz divisa) e os nomes dos proprietários. Dependendo do tipo de propriedade, devem ser relacionadas as rendas (principalmente em imóveis para exploração agrícola ou de extrativismo) e as medidas (dado hoje obrigatório, mas relativamente recente).

Etimologia

Um cadastro designa o registro público, geralmente de bens de raiz. Palavra muito ao gosto dos burocratas e dos banqueiros, seus primeiros rastros se encontram na Grécia antiga, quando não havia burocracia, no vocábulo 'stikhos' (linha) que muitos séculos depois, no Imperio Bizantino, seria retomado pelos cobradores de impostos, para criar seus 'katastikhon' (listas de bens). Em sua trajetória ao longo dos séculos, alguns dialetos da península itálica recolheram o termo greco-bizantino e o converteram em catástico e, mais tarde, em catastro', de onde, no século XVIII passaria ao espanhol sem alteração e ao português como cadastro, provavelmente com a escala previa no francês antigo cadastre.

O termo cadastro na língua portuguesa, por extensão de sentido, pode referir-se a qualquer registro detalhado de entidades seriais, normalmente pessoas: clientes de uma empresa ou estabelecimento comercial, alunos de uma escola, freqüentadores de uma biblioteca etc.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre direito é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.