Canas (Apúlia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Cannae" redireciona para este artigo. Para a batalha, veja Batalha de Canas. Para a ordem botânica, veja Cannae (botânica).
Monumento de Canas
Sítio arqueológico da cidade histórica de Canas

Canas (em latim: Canne ou Cannae) foi uma antiga cidade da Apúlia, situada a 54 m acima do nível do mar, localizada em uma colina na margem direita do Rio Ofanto, a 9 km do mar. Famosa pela Batalha de Canas, Canne della Battaglia (Barletta), onde se encontram restos arqueológicos de grande interesse. Na zona histórica foram encontrados os restos de uma vila (incluindo um menir) e de uma necrópole.

História[editar | editar código-fonte]

Os primeiros registros de Canas datam no final da Idade da Pedra. Para apoiar esta tese, foram descobertos em 1938, perto da antiga cidade, cavernas do Neolítico, paredes de barro e estátuas, menires e megalítico, durante uma escavação arqueológica. Suas bordas são perfeitamente orientadas para o leste. O particular alinhamento da pedra megalítica deu origem a diversas considerações sobre a sua origem, entre as quais a importância na antiguidade pelas religiões solares, o trânsito de Diomedes, que teria utilizado enormes penedos como o menir como linha de fronteira relativamente a área e, finalmente, um monumento funerário. Entre 5000 a.C. e 4000 aC. a zona de Canas parece ter tido uma elevada densidade populacional, alimentada pela proximidade do rio Ofanto que permitia a pesca, a caça e o cultivo de numerosas espécies vegetativas. A substancial presença residencial é atestada pelas consideráveis ​​quantidades de achados cerâmicos, na sua maioria impressos, encontrados na zona de Subofantine.[1]

Referências

  1. Russo, Renato (2002). La cittadella di Canne dalla preistoria al medioevo. Barletta: Rotas. ISBN 88-87927-24-3 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Canas