Candelabro (planta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Candelabro
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Clado: Tracheophyta
Clado: Angiospermae
Clado: Eudicotyledoneae
Clado: Rosids
Ordem: Malpighiales
Família: Euphorbiaceae
Gênero: Euphorbia
Espécies:
E. ingens
Nome binomial
Euphorbia ingens
Sinónimos[2][3]
  • Euphorbia bilocularis N.E.Br.
  • Euphorbia candelabrum var. bilocularis (N.E.Br.) S.Carter
  • Euphorbia confertiflora Volkens
  • Euphorbia reinhardtii Volkens
  • Euphorbia reinhardtii var. bilocularis (N.E.Br.) Oudejans
  • Euphorbia similis A.Berger
  • Euphorbia tozzii Chiov.

Euphorbia ingens (Sinônimo: Euphorbia candelabrum) é uma espécie de planta no gênero Euphorbia e a família Euphorbiaceae. É nativo para áreas secas do sul da África. É popularmente conhecida como Candelabro, Mandacaruzinho e Cerca-viva. Seu látex leitoso pode ser extremamente venenoso e um perigoso irritante.[4] No sertão do Nordeste brasileiro é utilizado para a construção de cercas-vivas. Por ter evoluído de forma convergente ao grupo das cactáceas é comumente confundido com cactos.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

A planta ocorre no Malawi, Moçambique, Zimbábue, Zâmbia, Botswana, Tanzânia, África do Sul (território das antigas províncias de Natal e Transvaal) e de Essuatíni. Cresce em terras secas e semi-savanas. Ele prefere regiões quentes, pois pode sobreviver a longas secas. Geralmente se origina em afloramentos rochosos ou profundamente em areia entre os arbustos. No Brasil a planta é utilizada como cerca-viva na região nordestina mas também pode ser usada em diferentes regiões para decoração.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta árvore alta e suculenta, com ramos redondos e redondos parecidos com um balão, pode atingir 6-8 metros de altura. Seu tronco é grosso. As hastes de Candelabro têm 5 nervuras cada uma e são de 3,5 a 7,5 centímetros de espessura. Os brotos segmentados são de verde escuro. Os brotos jovens produzem espinhos de 0,5-2 milímetros de comprimento, muitas vezes curvados. Pequenas flores amarelas esverdeadas sentam-se nos cumes do segmento mais alto. A planta floresce do outono ao inverno. Uma fruta vermelha de cápsula de 3 lobos redonda torna-se roxa quando amadurecida. As flores da planta são atraentes para borboletas, abelhas e outros insetos, que os polinizam ao reunir pólen e néctar. As sementes são comestíveis para aves, que também gostam de fazer seus ninhos nos ramos dessas árvores. Particularmente, os pica-paus costumam usar segmentos secados para esse fim.

Usos[editar | editar código-fonte]

O látex leitoso da árvore é extremamente venenoso e pode causar cegueira, irritação grave da pele e envenenamento (quando ingerido) com humanos e animais. No entanto, quando utilizado adequadamente, esta planta pode servir como purgantes ou inibidor de drogas. Na África do Sul e Zimbabwe, as hastes de árvore de candelabros também são usadas para intoxicação por peixe.

A Madeira de polpa clara e sólida é utilizada na produção de portas, pranchas e barcos. Este tipo de árvore é muito despretensiosa e, portanto, pode ser cultivada tanto em jardins como em rochedos. A planta prefere o sol e precisa de pouca água para nutrir. Como o látex é venenoso, as pragas das plantas não causam nenhum dano.

Referências

  1. Botanic Gardens Conservation International (BGCI).; IUCN SSC Global Tree Specialist Group (2019). «Euphorbia ingens». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2019: e.T146212515A146212517. doi:10.2305/IUCN.UK.2019-2.RLTS.T146212515A146212517.enAcessível livremente. Consultado em 19 de novembro de 2021 
  2. «Euphorbia ingens E.Mey. ex Boiss.». Plants of the World Online. The Trustees of the Royal Botanic Gardens, Kew. N.d. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  3. Plants Belonging to the Genus 'Euphorbia'
  4. Ltd, Not Panicking. «h2g2 - Tree Euphorbia». h2g2.com. Consultado em 13 de janeiro de 2018