Canis lupus communis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLobo-russo

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Género: Canis
Espécie: Canis lupus
Subespécie: Canis l. communis
Nome binomial
Canis lupus communis
Ivan Dwigubski, 1804
Distribuição geográfica
• Distribuição do lobo-russo
Distribuição do lobo-russo
Sinónimos
Canis lupus lupus

O Lobo-russo (Canis lupus communis), é uma subespécie de lobo-cinza, cuja distribuição se restringe a Sibéria. Por muitas vezes, é considerado um sinônimo do lobo-eurasiático (Canis lupus lupus). Mas o mamologista Robert Nowak em 1995, nas suas análises de morfometria separou distintas subespécies de lobo-cinzentos, dentre elas separando o lobo-russo e o lobo-europeu como animais distintos. Erroneamente, é creditado como o lobo mais abrangente em distribuição no Velho Mundo, uma vez que tal título é efetivamente pertencente ao lobo-europeu.

Características[editar | editar código-fonte]

O lobo-russo é um animal de porte grande, comparável em tamanho ao lobo-eurasiático. Os lobos medem aproximadamente 1,5 metros de comprimento, com uma altura de até 85 centímetros. O lobo russo macho possui uma média de 55,8 kg ao passo que a fêmea é menor com seus 46 kg, o maior lobo achado teria 76,3 kg[1] de peso no momento de sua morte. É bastante similar ao lobo-eurasiático em morfologia.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

O lobo-russo é geralmente considerado mais hostil do que o lobo norte-americano. Mas como a maioria dos lobos do Hemisfério Norte, conserva um comportamento de notável sociabilidade. Seus grupos possuem geralmente de 3 a 8 membros, mas em 2011 foi relatada uma alcateia desproporcionalmente grande que continha quase 400 animais.[2]

Os lobos são predadores especializados em grandes animais como javalis, renas e alce. Mas eles às vezes caçam veados-almiscareiros e animais menores como coelhos e lebres. Pela rigidez do seu ecossistema, não é raro os encontros agonísticos com outros predadores como urso-pardo e linces.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Geptner, V. G. (Vladimir Georgievich); Nasimovich, A. A.; Bannikov, Andrei Grigorevich; Hoffmann, Robert S. (1988). Mammals of the Soviet Union. Smithsonian Libraries. [S.l.]: Washington, D.C. : Smithsonian Institution Libraries and National Science Foundation 
  2. «Largest wolf pack»