Capital da moda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Modelo no New York Fashion Week, uma das mais importantes semanas da moda do planeta.
Louis Vuitton na Champs-Élysées, em Paris. Uma das principais grifes da atualidade.

Capital da moda é uma localidade influente na moda regional e internacional e onde a moda é importante. Uma capital da moda é o lar de muitos estilistas, agências de modelos e assim por diante. Decide-se pela quantidade de negócios gerados através de meios de comunicação e influência na moda.

Além de seu poder econômico, uma "Capital da Moda" tem um ativo entretenimento e locais culturais, atraindo turistas e consumidores não somente por causa da moda em si, mas também devido à sua variedade de lazer. A cidade deve ser um objeto de inspiração para os profissionais que estão baseados lá, com uma ativa, viva, forte e única sub-cultura, que podem inspirar os profissionais de moda, não só, mas também a população em geral, transformando o estilo e a cultura de rua em uma característica essencial. Esta mistura de moda, negócios, entretenimento, cultura e lazer faz uma cidade atraente e reconhecida internacionalmente como centros da moda para a sua identidade única e forte, diferenciando-se devido a características específicas.[1]

O mundo tem quatro Capitais da Moda: Londres, Milão, Nova York e Paris.[2][3]

Os outros principais centros da moda mundial são Los Angeles e Roma.[4][5] Nos últimos anos, contudo, a importância da indústria da moda tem crescido em muitas outras cidades ao redor do globo,[5] como Hong Kong e São Paulo,[6][7] que estão em 7º e 8º lugar em importância na moda mundial respectivamente. Outras Capitais da Moda incluem Barcelona, Las Vegas, Toronto,[8] Xangai[8] e Dubai.[8]

Barcelona, um dos principais centros da moda na Europa.
Los Angeles, a segunda cidade mais influente na moda da América.

Consumo de luxo[editar | editar código-fonte]

Muitas das cidades consideradas capitais da moda, contam com conhecidos pontos comerciais de alto padrão, com a presença de diversas lojas das mais conceituadas grifes internacionais.

Entre as 10 vias mais luxuosas do mundo, estão:[9]

Corso Venezia, umas das principais ruas do "Quadrilátero Fashion de Milão", Itália. A cidade é a primeira e mais influente capital da moda mundial.
Rua Oscar Freire na famosa região dos Jardins, em São Paulo. A São Paulo Fashion Week se tornou uma das principais semanas de moda do mundo e a cidade está presente entre as dez primeiras capitais da moda global.
Oxford Street, a quinta rua mais luxuosa do mundo, em Londres, a qual é a quinta cidade com maior influência na moda do globo, na Inglaterra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gemperli, Natalia. "Fashion World Mapper: Your City on the Trend Radar". Master Thesis, University of the Arts Zurich. June, 2010.
  2. Bradford, Julie (2014). Fashion Journalism. Routledge. p. 129 
  3. Dillon, Susan (2011). The Fundamentals of Fashion Management. A&C Black. p. 115 
  4. Top Fashion Cities of 2009 & 2008
  5. a b Emling, Shelley. "Big 4 fashion weeks get new company". International Herald Tribune (October 3, 2006).
  6. "Fashion's World Cities Conference". University of the Arts London (London College of Fashion).
  7. [1]
  8. a b c The Casting Suite New Faces - find your work in modeling, TV and film
  9. [2]