Característica de Operação do Receptor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Na teoria de detecção de sinal, a Característica de Operação do Receptor (COR), ou Receiver Operating Characteristic (ROC), ou simplesmente curva COR, é uma representação gráfica que ilustra o desempenho (ou performance) de um sistema classificador binário e como o seu limiar de discriminação é variado.

É obtido pela representação da fracção de Positivos Verdadeiros dos Positivos Totais (RPV=PV/P) versus a fracção de Positivos Falsos dos Negativos Totais (RPF=PF/N), em várias configurações do limite. O RPV é também conhecido como sensividade, e RPF é um menos a especificidade ou o Rácio de Negativos Verdadeiros RNV.

Um analisador de COR disponibiliza ferramentas para seleccionar modelos óptimos de possibilidade e descartar as de qualidade inferior a partir do contexto de custo ou da distribuição da classe. Este analisador está relacionado com a forma directa e natural com a análise de custo/benefício do diagnóstico da tomada de decisão. A curva de COR foi desenvolvida por engenheiros eléctricos e engenheiros de radar durante a Segunda Guerra Mundial para detecção de objectos inimigos nas batalhas foi implementado na psicologia para detecção perceptual de estímulos. A análise COR, após começar a ser usada, foi introduzida em diversas áreas tais como medicina, radiologia, biometria, entre outras áreas por muitas décadas e foi cada vez mais usada no estudo científico da Aprendizagem de máquina e Mineração de dados.

A COR é também conhecida como uma curva de característica de operação relativa, porque o seu critério de mudança é resultado da operação de duas características (PV e PF).

Conceito[editar | editar código-fonte]

Terminologias e Fórmulas
a partir de uma matriz de confusão
positivo verdadeiro (PV)
negativo verdadeiro (NV)
positivo falso (PF)
negativo falso(NF)
sensibilidade ou rácio de positivo verdadeiro (RPV)
rácio de positivos falsos (RPF)
precisão (ACC)
Especificidade (SPC) ou rácio de negativos verdadeiros
valor preditivo positivo (VPP)
eqv. with Precisão
[[valor preditivo negativo] (VPN)
rácio falsa descoberta (RFD)
coeficiente de correlação de Matthews (CCM)
F1 score

Fonte: Fawcett (2006).

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.