Saltar para o conteúdo

Carlos Eduardo Meirelles Matheus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Ciroboro (discussão | contribs)
Ciroboro (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
{{ESR2|1=12 de novembro|marcação=20111112|2=Biografia sem [[WP:FF|fontes fiáveis]] independentes que confirmem as afirmações do texto e atestem a notoriedade do biografado. Ver [[WP:V|princípio da verificabilidade]] e [[WP:CDN|critérios de notoriedade]]. Páginas pessoais, zines, blogues e redes sociais (como MySpace, Facebook, etc.) não são considerados fontes fiáveis. [[Usuário:Rafael Wiki|<font color="#191970" face="Lucida Calligraphy" size="2">''<big>R</big>afael<big> W</big>iki''</font>]] <sup>([[Usuário Discussão:Rafael Wiki|''Pois Não?'']] • [[Especial:Contributions/Rafael Wiki|''Trabalhos'']])</sup> 21h38min de 7 de novembro de 2011 (UTC)}}
{{Sem infocaixa |Biografia}}
{{Sem infocaixa |Biografia}}
{{sem-fontes-bpv|br|soc|data=agosto de 2010}}
{{sem-fontes-bpv|br|soc|data=agosto de 2010}}
Linha 15: Linha 14:
Através do Programa de Audiolivros denominado “[http://www.universidadefalada.com.br/ Universidade Falada]” tem aulas sobre diversos filósofos, como [[Sócrates]], [[Platão]], [[Aristóteles]], [[Descartes]], [[Kant]], [[Hegel]], [[Sartre]] e outros. Tem centenas de artigos publicados em diversos jornais e também tem realizado Palestras e Conferências em diversas Instituições. Também com base em seus conhecimentos em Opinião Pública, tem prestado serviços de Consultoria Política a diversas instituições.
Através do Programa de Audiolivros denominado “[http://www.universidadefalada.com.br/ Universidade Falada]” tem aulas sobre diversos filósofos, como [[Sócrates]], [[Platão]], [[Aristóteles]], [[Descartes]], [[Kant]], [[Hegel]], [[Sartre]] e outros. Tem centenas de artigos publicados em diversos jornais e também tem realizado Palestras e Conferências em diversas Instituições. Também com base em seus conhecimentos em Opinião Pública, tem prestado serviços de Consultoria Política a diversas instituições.


{{esboço-filósofo}}
Carlos Matheus publicou em 2011 um livro sobre Opinião Pública denominado “As opiniões se movem nas sombras” (Editora Atlas, S. Paulo). Neste seu livro, Carlos Matheus reconstrói o significado de opinião pública como um conceito milenar que teve origem na Filosofia Antiga e que foi restaurado pelas Ciências Sociais no mundo moderno. Carlos Matheus faz referência também, a uma outra obra importante sobre assunto: a “Théorie des opinions” de Jean Stoetzel (Presses Universitaires de France, 1943) na qual também este conceito foi elaborado. Segundo Jean Stoetzel, ''“O que torna tão importante a opinião é ser uma das ligações mais sólidas e mais vivas da pessoa em sociedade”''.

O conceito de opinião pública no mundo moderno foi retomado por Gabriel Tarde em seu livro “Lópinion et la foule” publicado em 1902 no qual mostra que a opinião pública surge quando duas pessoas se encontram para conversar ou quando inúmeros leitores da mesma edição de um jornal tomam conhecimento simultaneamente de uma mesma notícia.
O conceito de opinião desenvolvido no livro “As opiniões se movem nas sombras” tem sua origem no pensamento de Platão (427-347 a.C) e de Aristóteles (384-322 a.C), como também sobre diversos filósofos do período moderno como Maquiavel (1469-1539), Locke (1632-1704), Kant (1724-1804) e Hegel (1770-1831).
Trecho do livro '''“As opiniões se movem nas sombras"''' onde Carlos Matheus reconstitui a presença da opinião pública na Antiguidade:

:''"Aprender a opinar é uma árdua tarefa, da qual muitas vezes o arrependimento se torna seu melhor professor. A divisão opiniões nasce entre os grupos humanos não só devido às diferenças individuais como também devido às diversas perspectivas a partir das quais cada um julga sua situação atual. Sendo sempre insegura e frequentemente mutável, a opinião que se tem do momento social em que se vive pode se alterar, divergir e até mesmo conflitar. Para aprender a opinar, o povo sempre aceitou receber lições de seus mestres.
Vários foram, na Grécia antiga, os que se apresentaram como “professores de opinião”: os sofistas e os oradores se colocaram a serviço do povo, para uni-lo em suas opiniões. De início, cabe salientar o papel de alguns grandes oradores gregos que tiveram seus discursos conservados pela história, para celebrar sua arte e seu projeto de ensinar, formar e conduzir opiniões coletivas. Um deles foi Isócrates (), a quem se atribui, no dizer de Werner Jaeger (Paideia) o projeto de “plasmar o conteúdo ético e político” do povo grego, através de “um grande movimento educativo de Atenas”.
''(As opiniões se movem nas sombras, pg. 23)




[[Categoria: Naturais de São Paulo (cidade)]]
[[Categoria: Naturais de São Paulo (cidade)]]

Revisão das 22h08min de 7 de novembro de 2011

Carlos Eduardo Meirelles Matheus, ( São Paulo, 1934) é um advogado, cientista social, filósofo, professor universitário e pesquisador brasileiro.

Carreira

Formado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e Doutor em Filosofia pela PUC-SP, Carlos Matheus reuniu as atividades de Professor e Pesquisador durante mais de quarenta anos. Em 1964, ingressou na carreira acadêmica como Professor Assistente. Doutorou-se em Filosofia no ano de 1974, pela PUC-SP com uma Tese em torno da relação entre Ética e Valores, a partir do pensamento do filósofo alemão Max Scheler. Em 1983, tornou-se Professor Titular da Cadeira de Ética e Filosofia Política da PUC-SP.

Tornou-se membro da “Max Scheler Gesellschaft”, associação que tem sede na Universidade de Trier e que reúne professores universitários dedicados à obra deste filósofo. Através desta associação, publicou em 2007 um trabalho sobre “O social e o humano” (“Das Gesellschaftliche und das Menschliche”). Atualmente, dedica-se também ao estudo da obra do filósofo Nicolai Hartmann. Tornou-se, a partir de 2010, membro da “Nicolai Hartmann Society”, fundada em Roma neste mesmo ano em um Congresso onde apresentou seu trabalho sobre o tema “The ethical building of the world”.

Como pesquisador, em 1967, tornou-se Membro da “GIRI Gallup International Research Institutes”, associação de pesquisadores fundada em 1947 por George Gallup, e dirigiu no Brasil o Instituto de Gallup de Opinião Pública até o ano de 1997. Carlos Matheus 'do Gallup' ficou bastante conhecido nos meios políticos e jornalísticos a partir do ano de 1974, por ter sido o único pesquisador capaz de antecipar a esmagadora vitória do MDB nas eleições majoritárias daquele ano. Através de pesquisas, ainda na década de 1970, acompanhou o processo de retorno do Brasil ao regime democrático, revelando a forte expectativa popular pelo retorno das eleições diretas para Presidente da República – fato este que veio a se concretizar na década de 1980. Na primeira eleição presidencial, realizada em 1989, apontou a influência da versão final do último debate, favorecendo Fernando Collor de Mello, conforme entrevista concedida à televisão inglesa que foi posteriormente reproduzida pelo documentário denominado Beyond Citizen Kane - “Muito além do cidadão Kane”.

Também como pesquisador, participou do Grupo Internacional de Pesquisas de Valores denominado “WVS World Values Survey” com sede na Universidade de Michigan, Estados Unidos. Reunindo sua atividade de Professor e de Pesquisador, tem também realizado Cursos sobre Opinião Pública, sob o patrocínio da ABEP - Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa.

Através do Programa de Audiolivros denominado “Universidade Falada” tem aulas sobre diversos filósofos, como Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, Hegel, Sartre e outros. Tem centenas de artigos publicados em diversos jornais e também tem realizado Palestras e Conferências em diversas Instituições. Também com base em seus conhecimentos em Opinião Pública, tem prestado serviços de Consultoria Política a diversas instituições.

Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.