Caros Amigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela canção de Chico Buarque, veja Meus Caros Amigos.
Caros Amigos
Editor Aray Nabuco
Frequência Mensal
Editora Editora Caros Amigos
Circulação Total: 40.000 exemplares
(ANER, junho de 2008)
Categoria Política, cultura, sociedade
País  Brasil
Idioma Português
Primeira edição Abril de 1997
[1]

Caros Amigos é uma revista brasileira de informação - política, económica e cultural – com periodicidade mensal. Foi fundada em abril 1997 por um grupo de jornalistas, publicitários, escritores e intelectuais, liderado pelo jornalista Sérgio de Souza – que foi editor desde a fundação até sua morte, em 2008.

O projeto editorial original consistia na publicação de uma grande entrevista com alguma personalidade de destaque, reportagens, ensaios fotográficos e artigos de colaboradores com total liberdade de opinião, com conteúdo mais denso – a maioria com visão crítica ao pensamento neoliberal e no campo da esquerda.

Entre os inúmeros integrantes da redação e colaboradores da revista, nas suas várias fases, destacam-se Leo Gilson Ribeiro, Joel Rufino dos Santos, Guto Lacaz, Mylton Severiano, José Arbex Jr., Eduardo Matarazzo Suplicy, Emir Sader, Frei Betto, Palmério Dória, João Pedro Stedile, Ana Miranda, Ferréz, Hamilton Octavio de Souza, Glauco Mattoso, Guilherme Scalzilli, Marcos Bagno, Marilene Filinto, Gershon Knispel, Renato Pompeu, Edu Montesanti, MC Leonardo, Sérgio Vaz, Gilberto Felisberto Vasconcellos.

A revista é publicada pela Editora Caros Amigos, dirigida por Wagner Nabuco. Após a morte de Sérgio de Souza assumiu a função de editor o jornalista Milton Severiano, de abril de 2008 a janeiro de 2009. A partir de fevereiro de 2009 a revista passou a ter como editor-chefe o jornalista Hamilton Octavio de Souza, que já colaborava com Caros Amigos desde 2004.

Atualmente, a revista tem um projeto editorial focado em reportagens investigativas, entrevistas com personalidades e artigos com análises sobre os principais assuntos da atualidade. Procura desenvolver um trabalho jornalístico independente, crítico e opinativo.

O diretor-geral da Caros Amigos é o próprio Wagner Nabuco.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Em 2013, 11 funcionários da redação entraram em greve contra "a ausência de registro na carteira profissional, o não recolhimento das contribuições do FGTS e do INSS", a "ameaça concreta de corte da folha salarial em 50%" com "a demissão de boa parte da equipe.".[1] Como resultado, foram demitidos por Wagner, que alegou "quebra de confiança".[2] O corte de gastos teria ocorrido em função da queda da venda em bancas e de uma "asfixia publicitária" aplicada pelo governo Dilma Rousseff.[3][4]

Não houve possibilidade de composição. A equipe de colaboradores foi afastada definitivamente.[5] A revista dará continuidade às suas atividades normalmente com nova equipe na Redação.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • 2005 – 27º Prêmio Vladimir Herzog – Reportagem de Revista: “Por quê?”, de Marina Amaral e João de Barros (Menção Honrosa).
  • 2005 – 27º Prêmio Vladimir Herzog – Reportagem de Revista: “Os trabalhos e os dias”, de Natália Viana (Menção Honrosa).
  • 2007 – 29º Prêmio Vladimir Herzog – Reportagem de Revista: “Um dia de visita”, de João de Barros (Menção Honrosa).
  • 2009 – 31º Prêmio Vladimir Herzog – Reportagem de Revista: “Porque a Justiça não pune os ricos”, de Tatiana Merlino.
  • 2009 – 31º Prêmio Vladimir Herzog – Reportagem de Web: “Uma missa para um torturador”, de Lúcia Rodrigues e Tatiana Merlino.
  • 2010 – 32º Prêmio Vladimir Herzog – Reportagem de Revista: “Grupos de extermínio matam com a certeza da impunidade”, de Tatiana Merlino.
  • 2010 – Prêmio Anamatra de Direitos Humanos - Categoria Imprensa: “Agronegócio escraviza milhares de trabalhadores no campo”, de Lúcia Rodrigues.
  • 2011 – Prêmio de Divulgação Científica da FAPITEC-Sergipe: “Comunidade tradicional luta para manter fonte de renda”, de Danielle Noronha.
  • 2012 - 34º Prêmio Vladimir Herzog - Categoria Revista: "Edição Especial COMISSÃO DA VERDADE", da equipe de Caros Amigos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma revista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.