Cascata da Frecha da Mizarela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frecha da Mizarela
Frecha da Mizarela
Características
Altura 75 m
Localização
Rio Rio Caima
País  Portugal
Local Albergaria da Serra
Frecha da Mizarela está localizado em: Portugal Continental
Frecha da Mizarela
Localização da Frecha da Mizarela em Portugal Continental
Coordenadas 40° 51' 46" N 8° 16' 59" O

A Cascata da Frecha da Mizarela, ou simplesmente Frecha da Mizarela, é uma queda de água (cascata) localizada na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, Área Metropolitana do Porto, Distrito de Aveiro.

Esta cascata localiza-se em pleno rochedo granítico do planalto da Serra da Freita, a uma altitude de cerca de 97 metros. É alimentada pelas águas do rio Caima e apresenta uma altura que ronda os 75 metros, sendo desta forma uma das mais altas da Europa, fora da Escandinávia e dos Alpes.

Como o granito é mais resistente à erosão fluvial do rio Caima do que a generalidade dos xistos e grauvaques, ao longo do tempo formou-se um assinalável desnível, tendo-se originado a queda de água. Todavia, além da erosão diferencial, considera-se ainda que a orientação dos sistemas de falhas que afectam todo o bloco da Serra da Freita tiveram influência directa na formação desta escarpa singular.[1]

Esta cascata localiza-se numa paisagem serena rodeada por uma atmosfera campestre e bucólica onde a natureza se encontra num estado puro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lista de cascatas de Portugal

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.