Cascavel-chifruda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCascavel-chifruda
Crotalus cerastes mesquite springs CA-2.jpg

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Viperidae
Género: Crotalus
Espécie: C. cerastes
Nome binomial
Crotalus cerastes
Hallowell, 1854
Distribuição geográfica
Crotalus cerastes distribution.png

A cascavel-chifruda, serpente-cascavel-de-chifres (em Portugal), ou sidewinder (Crotalus cerastes) é uma pequena cascavel que vive em tocas, com cerca de 75 cm de comprimento. Habita zonas áridas e desérticas da região Sudoeste dos Estados Unidos da América e Nordeste do México.

As cascavel-chifruda atravessam areia solta utilizando um raro movimento ondulado com as laterais de seus corpos que deixa uma seqüência de trilhas como os degraus de uma escada de mão. As cobras passam as horas quentes do dia em tocas de camundongos ou enterradas na areia. Sua cor sarapintada de marrom tornam-nas criaturas com a metade do corpo coberta e difícil de serem vistas. Tarde da noite emergem e caçam roedores.

Ícone de esboço Este artigo sobre cobras, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.