Saltar para o conteúdo

Catho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 189.71.101.52 ( modificação suspeita : -16), para a edição 19901215 de Alexandrepastre
Linha 74: Linha 74:
- A empresa possui os certificados internacionais do programa Whitelist (da Return Path), que atestam que ela adota as melhores práticas em nível mundial de e-mail marketing.
- A empresa possui os certificados internacionais do programa Whitelist (da Return Path), que atestam que ela adota as melhores práticas em nível mundial de e-mail marketing.



==Modelo de negócios da empresa==

A empresa possui uma prática anti-ética de negócio, pois a geração de valor da empresa está baseado em uma estratégia enganosa de prender o cliente.

A empresa está vivendo um período difícil, pois devido ao aumento do número de concorrentes que possui uma proposta de valor mais eficiente aos olhos dos clientes (empresas e pessoas em busca de emprego), como a empresa VAGAS, está perdendo a participação no mercado em que atua. Esta empresa está condenada a falência, pois sua estratégia de negócio é observada pelo clientes como pouco atrativa, principalmente pela postura desleal quanto aos seus clientes. Levando seus clientes a buscarem outros serviços e passam a divulgar suas experiências negativas com a CATHO. Um cliente satisfeito divulga bem o serviço para no máximo 10 amigos, já um cliente insatisfeito divulga pra no mínimo 1000 potenciais clientes.

Esse fator gera uma bola de neve, pois a empresa busca sobreviver aumento a número de novos clientes, mas a medida que não trata os clientes com dignidade acaba gerando uma legião de ex clientes que divulgam as práticas enganosas desta empresa.

Uma tática das mais citadas é o conto dos 7 dias, como ficou conhecido a tática de oferecer 7 dias gratuitos, desde que o cliente cadastra antecipadamente os dados da conta bancária. Se o cliente for atento e resolver cancelar antes dos 7 dias ele poderá ter escapado, mas se não cancelar o serviço, automaticamente ele adere a um plano mensal sem nenhum contato prévio. O cliente que foi atento e cancelou o pedido antes do prazo, depois de passar por uma serie de dificuldades propositados para evitar o cancelamento, recebe uma ligação com uma nova oferta. Uma pessoa da empresa diz que estar "DISPONIBILIZANDO" mais 5 dias gratuitos e se você quiser pode acessar o CATHO com inúmeras ferramentas, e caso você não deseje pode cancelar o serviço antes do 5º dia sem nenhum ônus. Muitas passoas não vêem problema em aceitar tão disponibilização de mais 5 dias, porém a ela utiliza essa brecha para a PRÓPRIA EMPRESA REATIVAR A CONTA DO CLIENTE NO SITE, ou seja, se o cliente não quiz os 5 dias gratuitos e nunca mais entrou no site, pode ser surpreendido com prestações abusivas e com a desculpa de que você aceitou o serviço por telefone, mesmo sem ter usado o serviço nenhuma vez, ele irá ser cobrado.

Agora analisemos: o serviço de 7 dias está DISPONIBILIZADO para todo mundo que ainda não utilizou o serviço. Quando você utiliza uma vez o tempo de gratuidade você não pode mais utilizar novamente. Então quando a empresa DISPONIBILIZA MAIS 5 DIAS, todos os clientes entendem que ela está abrindo a possibilidade de você entrar no site e REATIVAR sua conta por mais 5 dias gratuitos. Só que a empresa se aproveita para reativar a conta elas mesmas. Sem a devida informação.


==Crescimento==
==Crescimento==

Revisão das 22h47min de 27 de abril de 2010

Catho Online
Privada
Slogan Seu sucesso é o nosso negócio
Pessoas-chave Adriano Arruda (CEO)
Empregados 700 (2009)
Website oficial www.catho.com.br

A Catho Online é o maior site de classificados de currículos e empregos da América do Sul e um dos 15 maiores do mundo. É líder no mercado em seu segmento. Com o slogan “seu sucesso é o nosso negócio”, o objetivo principal da empresa é facilitar as contratações, sendo responsável por intermediar o contato de quem busca novas oportunidades com as empresas que possuem vagas disponíveis.

Os profissionais, que pagam para anunciar seus currículos, podem se candidatar às vagas de emprego anunciadas na Catho Online e ter acesso aos serviços oferecidos, que visam a ajudar a aumentar as chances de serem chamados para entrevistas de emprego.

As empresas, por sua vez, anunciam suas vagas gratuitamente, para que recebam os currículos dos profissionais interessados, e também têm acesso a serviços que facilitam o processo de contratação.

Histórico

A marca Catho

A marca Catho foi inaugurada em maio de 1977, com a criação da Catho Recolocação de Executivos, a primeira empresa a atuar nesse segmento no país.

Logo após, foi criada a Case Consultores, oferecendo serviços de recrutamento e seleção. Pelo Sistema 15 (que apresenta os melhores candidatos em apenas 15 dias), a Case Consultores ficou conhecida no mercado de headhunting, ganhando diversos prêmios Top of Mind de empresa de recrutamento mais lembrada pelo mercado de RH.

A marca Catho, desde então, passou a ser reconhecida como uma das maiores consultorias brasileiras da área de Recursos Humanos, tendo uma forte atuação também na área de cursos presenciais.

Catho Online

Identificando novas oportunidades de negócios, foi criado o site Catho Online (www.catho.com.br) em 1996, levando a marca Catho para o mundo virtual.

Adriano Arruda, atual CEO da empresa, foi contratado devido à sua experiência com provedores de acesso à Internet. Ele ajudou a montar a primeira versão do site, que continha currículos dos clientes da Catho Recolocação, além de oferecer testes online e programação de cursos presenciais.

Logo depois, o site Catho Online passou a oferecer o serviço de anúncio de currículos e de vagas de emprego, iniciando um modelo de negócios adotado até hoje.

Catho Online, PROCON e Ministério Público

A imprensa brasileira tem dado espaço à publicação de incidentes envolvendo práticas do Catho Online consideradas abusivas pelo PROCON-SP e pelo Ministério Público.

  • Folha de S. Paulo: Leitora reclama de dificuldades para cancelar contrato com a Catho[1]
  • PROCON-SP: Cobrança indevida - Catho Online[2]
  • O Globo: Ministério Público fecha acordo para Catho corrigir informações na internet[3]

Os artigos e boletins citados atêm-se à "Promoção Catho 7 Dias Grátis". O Catho Online oferece um período de sete dias, durante o qual o cliente pode acessar gratuitamente as vagas disponibilizadas no site, enviar currículos e obter outras informações. Para isto, basta optar por um dos planos de pagamento e informar dados de sua conta bancária. O candidato é advertido de que deverá cancelar a promoção antes de findos os sete dias, sob pena de incorrer em débito.

Entretanto, a Folha de S.Paulo, o PROCON-SP e o jornal O Globo têm apontado a impossibilidade de cancelar a Promoção 7 Dias Grátis, mesmo dentro do prazo. Isso resulta na cobrança de uma mensalidade, trimestralidade, semestralidade ou outro valor pelo qual o cliente tenha optado. Apesar do acordo feito com o Ministério Público[3], o site do Catho ainda convida os visitantes a participar da "Promoção 7 Dias Grátis" sem esclarecer que, de qualquer modo, a cobrança será feita.

Condenações

A Catho foi recentemente condenada pela 33ª Vara Cível de São Paulo por "prática desleal", segundo informa a Folha de S. Paulo:

  • Catho é condenada por furtar currículos de concorrente[4]

A reportagem acrescenta que, de acordo com os termos da decisão judicial, gerentes e funcionários da Catho planejaram e executaram a captura de dados do site de outra empresa e desenvolveram programas de computador para copiar currículos de sites concorrentes. Segundo a Folha de S. Paulo, a sentença declara ainda que foram encontrados e-mails trocados por colaboradores da Catho em que eles afirmam que o trabalho deles é o de "roubar currículos".

Qualidade, auditoria e certificações

Para garantir a qualidade dos anúncios divulgados no site, a Catho Online conta uma equipe de 30 profissionais envolvidos na verificação dos dados cadastrais das empresas anunciantes e conteúdo das vagas.

- 100% das vagas anunciadas são verificadas pela própria empresa com o objetivo de validar sua redação, impossibilitando a divulgação de termos discriminatórios, informações preconceituosas ou de conotação duvidosa.

- As novas empresas são verificadas para apurar quaisquer irregularidades nas vagas anunciadas, visando impossibilitar a divulgação dessas, notificando os usuários.

- Cerca de 10% do total de empresas anunciantes é auditada pela Catho Online, garantindo que os anúncios somente sejam publicados com a autorização das empresas abordadas.

- Todas as áreas de atendimento são monitoradas pela equipe de Qualidade. Através deste trabalho, a Catho Online garante que as informações transmitidas sejam claras e que não ocorram dúvidas sobre as práticas adotadas pela empresa.

- A Catho Online possui também um Sistema de Gestão da Qualidade implementado de acordo com os requisitos da NBR ISO 9001:2008 e certificado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

- Desde 2006, a empresa é auditada pela KPMG, uma das maiores consultorias do mundo, sempre com pareceres positivos, tendo passado, também, por dois processos de due dilligence.

- A empresa possui os certificados internacionais do programa Whitelist (da Return Path), que atestam que ela adota as melhores práticas em nível mundial de e-mail marketing.


Modelo de negócios da empresa

A empresa possui uma prática anti-ética de negócio, pois a geração de valor da empresa está baseado em uma estratégia enganosa de prender o cliente.

A empresa está vivendo um período difícil, pois devido ao aumento do número de concorrentes que possui uma proposta de valor mais eficiente aos olhos dos clientes (empresas e pessoas em busca de emprego), como a empresa VAGAS, está perdendo a participação no mercado em que atua. Esta empresa está condenada a falência, pois sua estratégia de negócio é observada pelo clientes como pouco atrativa, principalmente pela postura desleal quanto aos seus clientes. Levando seus clientes a buscarem outros serviços e passam a divulgar suas experiências negativas com a CATHO. Um cliente satisfeito divulga bem o serviço para no máximo 10 amigos, já um cliente insatisfeito divulga pra no mínimo 1000 potenciais clientes.

Esse fator gera uma bola de neve, pois a empresa busca sobreviver aumento a número de novos clientes, mas a medida que não trata os clientes com dignidade acaba gerando uma legião de ex clientes que divulgam as práticas enganosas desta empresa.

Uma tática das mais citadas é o conto dos 7 dias, como ficou conhecido a tática de oferecer 7 dias gratuitos, desde que o cliente cadastra antecipadamente os dados da conta bancária. Se o cliente for atento e resolver cancelar antes dos 7 dias ele poderá ter escapado, mas se não cancelar o serviço, automaticamente ele adere a um plano mensal sem nenhum contato prévio. O cliente que foi atento e cancelou o pedido antes do prazo, depois de passar por uma serie de dificuldades propositados para evitar o cancelamento, recebe uma ligação com uma nova oferta. Uma pessoa da empresa diz que estar "DISPONIBILIZANDO" mais 5 dias gratuitos e se você quiser pode acessar o CATHO com inúmeras ferramentas, e caso você não deseje pode cancelar o serviço antes do 5º dia sem nenhum ônus. Muitas passoas não vêem problema em aceitar tão disponibilização de mais 5 dias, porém a ela utiliza essa brecha para a PRÓPRIA EMPRESA REATIVAR A CONTA DO CLIENTE NO SITE, ou seja, se o cliente não quiz os 5 dias gratuitos e nunca mais entrou no site, pode ser surpreendido com prestações abusivas e com a desculpa de que você aceitou o serviço por telefone, mesmo sem ter usado o serviço nenhuma vez, ele irá ser cobrado.

Agora analisemos: o serviço de 7 dias está DISPONIBILIZADO para todo mundo que ainda não utilizou o serviço. Quando você utiliza uma vez o tempo de gratuidade você não pode mais utilizar novamente. Então quando a empresa DISPONIBILIZA MAIS 5 DIAS, todos os clientes entendem que ela está abrindo a possibilidade de você entrar no site e REATIVAR sua conta por mais 5 dias gratuitos. Só que a empresa se aproveita para reativar a conta elas mesmas. Sem a devida informação.

Crescimento

Com esse modelo, a Catho Online teve um rápido crescimento do número de vagas de emprego e currículos anunciados, contando atualmente com mais de 200 mil vagas, em 1600 cidades diferentes, e mais de 230 mil currículos.

Hoje, a Catho Online possui mais de 700 colaboradores diretos e 22 escritórios regionais distribuídos em todo país. Esses escritórios prestam serviços de headhunting (recrutamento e seleção), de outplacement (assessoria na recolocação de executivos), e de BPO (terceirização de processos de RH), além de oferecerem serviços da Catho Online para pessoa jurídica.

Audiência

Hoje, a Catho Online possui mais de 3 milhões de visitantes únicos por mês e cerca de 60 milhões de páginas visitadas. Essa audiência toda é fruto da condição de ser um dos 10 maiores anunciantes da Internet brasileira.

Atualmente, o site no Brasil possui mais de 200 mil assinantes e mais de 90 mil empresas. Além disso, são mais de 3 mil sites afiliados e mais de 180 sites parceiros, dentre os quais se destacam portais, como MSN e Yahoo!.

Serviços

Além do anúncio de currículo para profissionais e de vaga para as empresas, a Catho oferece também outros serviços para esses dois públicos. Alguns são exclusivos para assinantes, outros podem ser vendidos de forma avulsa.

Prêmios

O site Catho Online já recebeu os seguintes prêmios:

  • Top of Mind de RH 2009

Vencedor da Categoria Site de Recrutamento

  • Top of Mind de RH 2008

Vencedor da Categoria Site de Recrutamento

  • Melhores Empresas Fornecedoras para RH 2007

Melhor empresa fornecedora de site de recrutamento para RH (Fonte: Gestão e RH Editora).

  • Top of Mind de RH 2006

Vencedor da Categoria Site de Recrutamento

  • iBest 2005

Finalista do Top 10

  • iBest 2004

Vencedor pela Academia

  • iBest 2003

Vencedor pela Academia e pelo júri popular

  • iBest 2000

Finalista do Top 5

Notas e Referências

Ligações externas