Cavadas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Cavadas é uma localidade portuguesa situada entre Torneira (Pombal) e Valarinho,[1] situada na freguesia do Louriçal[2], concelho de Pombal, Distrito de Leiria.

Cavadas[editar | editar código-fonte]

É uma pequena localidade que pertence a freguesia de Louriçal e concelho de Pombal. Existe, também, uma localidade com o mesmo nome, colada às localidades de Arrentela e Torre da Marinha no concelho do Seixal. Ainda também no Concelho de Cantanhede e no concelho de Mira.

Destaque para alguns edifícios[editar | editar código-fonte]

Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo de Cavadas - O Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo de Cavadas foi fundado em 1957,com a designação de [liga de melhoramentos das cavadas] na década de 1970 foram eleitos os primeiros corpos sociais, tendo sido Abílio Cordeiro Oliveira o primeiro presidente desta colectividade, passando a definir-se só por GDCRC nas antigas instalações da Liga de Melhoramentos das Cavadas. O folclore e o teatro (comédia) sempre foram as actividades fortes desta colectividade, exemplo disso foi a criação do Rancho Folclórico e o Grupo de teatro local. Porém apenas o último subsiste até hoje, organizando todos os anos um festival de teatro. também conta com um campo de futebol, esse já existe desde os anos 60, o qual é utilizado pela mesma para a organização de torneios a nível local e regional, bem como para convívio popular. (informação retirada do portal do Louriçal, Louriçal)

Escola do 1º ciclo de Ensino Básico de Cavadas - Escola primária por onde já passaram várias gerações de crianças pertencentes a esta localidade e arredores.

Capela das Cavadas - Templo cristão dedicado a oração. O santo padroeiro é o Santo António. ,,,(as ALMINHAS pequeno nicho devoto a s.antónio] Campo de futebol - Recinto desportivo dedicado para a prática de futebol sete. ,,,também existe un segundo nicho na rua das cavaditas

Eventos[editar | editar código-fonte]

JORNADAS SÓCIO CULTURAIS - Festa que se realiza anualmente na 1º semana de Maio, organizada pelo Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo de Cavadas. São uma série de actividades desportivas, culturais e recreativas (palestras, exposições, música, dança, folclore, teatro, poesia, bailes, jogos tradicionais, torneios de dança, ténis de mesa, matraquilhos, sueca, futebol, etc.)

Festas de Santo António - Festa popular realizada no primeiro fim de semana de Setembro.

Cantar das Almas Santas - Tradição já extinta nesta localidade, que era realizada na altura da quaresma. Era constituído por um grupo de homens que andavam de porta em porta, durante a noite, a cantar o cantar das Almas Santas.

Serrar da Velha - Esta tradição também já está extinta, era realizada na altura da quaresma. Era constituída por um grupo de pessoas munidas de objectos que fazem muito barulho (ex: Latas, serrotes, etc.), que percorriam as ruas da aldeia a procura de casas onde moravam pessoas já velhas. O que acontecia depois era que esse grupo de pessoas brincavam com as malandrices praticadas pelos velhotes.

Popular[editar | editar código-fonte]

Conta-se que um senhor tinha umas terras naquela zona. Um outro senhor chegou perto dele e disse-lhe: " precisamos de cavar aquelas terras". O outro respondeu: "não, aquelas terras já estão cavadas". ‘Daí surgiu o nome Cavadas.

Significado do nome[editar | editar código-fonte]

Etimológico: Acto ou efeito de cavar.

Referências

  1. sítio portugalio.com (n.d.). «Cavadas». Consultado em 31 de Dezembro de 2012 
  2. «Resumo histórico». Site oficial da Junta de freguesia do Louriçal. Consultado em 8 de Agosto de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.