Celso Álvarez Cáccamo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Celso Álvarez Cáccamo
Nascimento 1958 (63 anos)
Vigo
Cidadania Espanha
Progenitores
Irmão(s) Xosé María Álvarez Cáccamo, Berta Álvarez Cáccamo, Alfonso Álvarez Cáccamo
Ocupação escritor, sociolinguista

Celso Álvarez Cáccamo (Vigo, Galiza, 1958) é um sociolinguista e professor.

Natural de Vigo, formou-se academicamente na Galiza, na Catalunha e nos Estados Unidos: na Universidade de Santiago de Compostela (1975-1978), na Universitat Central de Barcelona (1978-1980, onde obteve a Licenciatura em Filologia Hispânica), na State University of New York at Buffalo (1982-1983, onde obteve o Máster em Língua e Literatura Espanhola) e na University of California at Berkeley (1983-1990, onde obteve o título de Doutor em Sociolinguística e Antropologia Linguística). É também Doutor em Filologia Hispânica.

Desde 1991 é professor de Linguística na Faculdade de Filologia da Universidade da Crunha. Em 1998 foi convidado como professor visitante no Departamento de Espanhol e Português da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Tem diversas publicações em português e inglês sobre sociolinguística, glotopolítica, variação linguística, análise do discurso e análise da conversa em revistas especializadas e volumes internacionais. Participou em projetos interdisciplinares sobre análise do discurso público nos meios de comunicação e sobre a interação no contexto educativo. Foi conferencista convidado na Universidade de Massachussets em Amherst (EUA), na Universidade Autónoma de Madrid, na Universidade de Santiago de Compostela, na Universidade de València, e na City University of New York, e participou em congressos e simpósios internacionais de linguística, sociolinguística, pragmática e antropologia.

Conta com mais de 160 colaborações sobre língua, cultura, política e sociedade em publicações periódicas e lugares digitais da Galiza, Portugal, Brasil e a Espanha. Foi fundador e gestor das listas de discussão eletrônica: Code-Switching e Socioling*. Leva também os lugares web Çopyright-pensamento, crítica e criação e Versão Original, que contém material audiovisual e documentos digitalizados sobre o debate linguístico na Galiza.

No âmbito da criação literária, publicou o livro de poesia Os distantes (Espiral Maior, 1995) e colaborou em vários volumes coletivos, entre eles Escolma de familia. Cen anos de poesía (Edicións Xerais de Galicia, 2000) e Poemas ao pai (Espiral Maior, 2008).

Obra[editar | editar código-fonte]

Obra poética
  • Os distantes, Espiral Maior, 1995,
  • Escolma de familia. Cen anos de poesía, Ed. Xerais, 2000 (Livro coletivo no qual participou com vários poemas)
  • Os passos da procura, Através editora, 2018

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]