Centro Ciência Viva de Constância

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Centro Ciência Viva de Constância
Tipo Museu de ciência
Inauguração março de 2004 (16 anos)
Diretor Máximo Ferreira
Website constancia.cienciaviva.pt
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Constância
Localidade Alto de Santa Bárbara, Via Galileu Galilei, 817

O Centro Ciência Viva de Constância - Parque Temático de Astronomia localiza-se em Constância, Distrito de Santarém, em Portugal.

Inaugurado em Março de 2004,[1] constitui-se num espaço interativo, integrante da rede de Centros Ciência Viva, dedicado à Astronomia.

O edifício[editar | editar código-fonte]

O centro ocupa uma área total de cerca de 10.000 metros quadrados, e compreende um parque exterior com oito módulos interativos, um planetário, um laboratório de heliofísica um auditório multimídia, um anfiteatro ao ar livre e cinco cúpulas de observação astronómica.

A exposição[editar | editar código-fonte]

Os módulos interactivos do centro encontram-se instalados ao ar livre,[2] num ambiente arborizado. Entre eles destacam-se:

  • Sistema Solar
  • Esfera Celeste
  • carrossel Telúrico
  • Globo

Além dos programas noturnos no Observatório Astronómico - uma cúpula móvel instalada no terraço do edifício principal equipada com um telescópio catadióptrico de 10°, tipo Schmidt Cassegrain - o centro oferece atividades de observação do Sol no Laboratório de Heliofísica.

Notas

  1. «Centro de Ciência Viva de Constância passa a Associação e anuncia investimentos». in: O Ribatejo on-line. Oribatejo.pt. 7 de janeiro de 2010. Consultado em 10 de fevereiro de 2010 
  2. «Centro Ciência Viva de Constância». in: Lifecooler.com. Lifecooler.com. Consultado em 10 de fevereiro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]