Centro de Interpretação das Linhas de Torres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Centro de Interpretação das Linhas de Torres
Apresentação
Tipo
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Centro de Interpretação das Linhas de Torres teve a sua inauguração em 2012, em Bucelas, concelho de Loures, em Portugal, no Museu do Vinho e da Vinha, ocupando umas das salas do piso térreo.

Este local, encontra-se intimamente ligado á história das guerras peninsulares e faz parte de uma rede de centros, integrando diversos circuitos organizados no âmbito da rota histórica das linhas de torres.

O centro de interpretação das linhas de torres integra rede de museus de Loures que, do ponto de vista da orgânica municipal, está inserido no departamento de cultura, desporto e juventude/divisão de cultura.

A rede é dirigida pela unidade de património e museologia.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Centro de Interpretação das Linhas de Torres - Bucelas

O Centro de Interpretação das Linhas de Torres, ocupa uma das salas do piso térreo do Museu do Vinho e da Vinha (Bucelas), sendo a sua inauguração em 2012, na zona de Bucelas.

Encontra-se ligado á história das guerras peninsulares, contextualizando historicamente o período das invasões francesas e o sistema defensivo das linhas de torres, com especial destaque para as fortificações localizadas no território do concelho de Loures. A partir deste centro de interpretação, acede-se aos circuitos de visita das estruturas militares, nomeadamente o circuito de Ribas e o circuito Alrota/Arpim.

Este espaço faz parte de uma rede de centros que apoiam a visita a um conjunto de estruturas militares, integrando diversos circuitos, organizados no âmbito da rota histórica das linhas de torres, sendo um projeto intermunicipal que inclui diversas zonas, sendo elas a Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Atualmente, apresenta patente ao público a exposição “Linhas de Torres – Contributo da população civil no esforço de guerra”, á qual aborda o período das invasões francesas e o esforço da população na edificação das fortificações que protegeram a capital do reino dos exércitos napoleónicos, em 1810.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Visitlisboa» 
  2. Guia da Rota Histórica das Linhas de Torres, edição PILT 2011