Chá de bebê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um Chá de Bebé é uma festa onde a futura mãe (os futuros pais) recebe presentes para seu bebé que está para chegar. Normalmente, a festa é organizada entre o 6º e 8º mês da gestação. É uma tradição popular no Brasil, Estados Unidos (em inglês Baby shower) e vários outros países.

Curiosidades: -Na notável Índia, a família reúne-se no 7º mês de gravidez para uma grande festa. Durante a cerimónia, são feitas as orações para o bem estar da mãe e do bebé, e para que tenham um parto seguro e com boa saúde. As mães são adornadas com colares feitos de jasmim.

-Na República Dominicana, não é festa se não houver muita comida, muita dança e música. A festa só acaba quando toda a gente estiver cansada. A celebração é uma surpresa para o casal, preparada pelos amigos, vizinhos e familiares. Tudo começa com divertidos jogos para aquecer a festa e um chapéu decorado com as fitas dos presentes oferecidos, e o pai tem de usá-lo toda a noite. Além das lembranças, alguns pratos com o excesso de comida é um presente de despedida de costume para cada um dos convidados.


No Reino Unido e em França, Chás de Bebé são um novo fenómeno, recentemente importado dos Estados Unidos. Algumas pessoas preferem realizar os Chás de Bebé depois do nascimento do bebé, pois acreditam que dar presentes antes do nascimento dá azar. Outros consideram a gravidez um assunto muito pessoal e não realizam nenhuma festa.

Os presentes podem ser escritos nos convites pessoais, enviados como uma lista para todos os convidados e depois cada um escolhe o que quer, ou deixados em lojas de bebé com ou sem comércio eletrónico. o presente é muito importante porque afasta o azar do bebé e da família.

Tradições e tendências actuais[editar | editar código-fonte]

Tradicionalmente, um Chá de Bebé é oferecido só à futura mãe, somente as mulheres participem. Mas hoje em dia, muitas pessoas optam por realizar os Chás de Bebé onde ambos os pais participam, e/ou convidam os amigos homens para participar. Outro aspecto que está a ser alterado é o facto de os Chás de Bebé inicialmente serem dados somente para o primeiro filho da mulher e agora começarem a ser repetidos para cada novo bebé ou, até para filhos adoptivos. Não é incomum ter mais de um Chá de Bebé para um mesmo filho, por exemplo, um com amigos e parentes e outro com colegas de trabalho.

Significado[editar | editar código-fonte]

O laço que é amarado na barriga da mãe serve de protecção contra os espíritos maus. nas brincadeiras também tem seus ritos por exemplo:Embalar bem o presente e a grávida deverá adivinhar o que é sem abri-lo e quem deu o presente; tem como objetivo preparar o bebe para amar a pessoas que lhes dão presentes de boas vindas. Palavra proibida: Escolha uma palavra que não poderá ser dita durante toda a festa pelas convidadas, como,por exemplo, mamãe ou bebê. Entregue um colar de fita a cada uma das amigas e cada vez que uma delas falar a palavra proibida, aquela que escutou pode roubar o colar. A vencedora será quem tiver mais colares ao final da festa. os colares servem para confundir espíritos maus, e aproximar boas vibrações.

As brincadeiras mais comuns[editar | editar código-fonte]

Não há nenhuma regra fixa para seu roteiro, porém existem algumas atividades tradicionais que são frequentemente presentes em Chás de Bebê. As brincadeiras mais comuns são:

  1. Embalar bem o presente e a grávida deverá adivinhar o que é sem abri-lo e quem deu o presente;
  2. Se errar nos chutes a grávida deve pagar algum mico ou o dono de presente pode desenhar com batom ou com guache na barriga dela;
  3. Adivinhar o tamanho da barriga da grávida;
  4. Bingo-Bebê, etc.

Outras modalidades (outros nomes)[editar | editar código-fonte]

  1. O Chá de Bebê também é conhecido como Chá de Cegonha ou Chá de Berço;
  2. Chá de Fraldas – são as festas onde as listas de presentes contém somente fraldas ou em alguns casos os itens de higiene (pomada contra assaduras, talco, sabonete, etc)
  3. O Chá de Bebê de Surpresa – é uma festa organizada escondidamente, sem que a futura mãe saiba disso.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]