Chitty Chitty Bang Bang (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chitty Chitty Bang Bang
O Calhambeque Mágico (BRA)
Chitty Chitty Bang Bang (filme)
 Reino Unido,  Estados Unidos
1968 •  cor •  145 min 
Género musical, infantil
Direção Ken Hughes
Roteiro Roald Dahl
Ken Hughes
Elenco Dick Van Dyke
Lionel Jeffried
Gert Fröbe
Heather Ripley
Adrian Hall
James Robertson Justice
Sally Ann Howes
Idioma inglês

Chitty Chitty Bang Bang (no Brasil: O Calhambeque Mágico) é a adaptação de um livro de Ian Fleming (criador do Agente 007), chamado Chitty Chitty Bang Bang. Como curiosidade, o ator Desmond Llewelyn (o Q dos filmes de James Bond) marca presença neste filme, numa aparição menor. E o ator Gert Fröbe, o Goldfinger do filme homônimo também aparece neste filme, mas numa aparição maior do que a de Desmond Llewelyn. Além disto, o filme é produzido por Albert Broccoli, que ajudou a produzir quase todos os filmes de James Bond. Mais ainda, a MGM e a United Artists (co-produtoras dos filmes de James Bond) também ajudaram a produzir o calhambeque mágico. O nome do carro é uma referência a um tipo de carros de corrida antigos, chamado Chitty Bang Bang.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dick Van Dyke interpreta o excêntrico inventor de nome Caractacus Potts, o qual se torna responsável pela criação de um carro extraordinário, que não apenas anda, mas também voa e flutua, conduzindo ele, seu pai (Lionel Jeffries), seus filhos (Heather Ripley e Adrian Hall) e sua bela namorada (Sally Ann Howes) ao mundo mágico dos piratas, castelos e aventuras sem fim! Juntos, enfrentam o Barão Bomburst (Gert Fröbe) e outros vilões macabros. Também se destaca no elenco James Robertson Justice, como Lorde Scrumptious.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Premiações[editar | editar código-fonte]

- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original ("Chitty Chitty Bang Bang").

- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original ("Chitty Chitty Bang Bang").

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Chitty Chitty Bang Bang (filme)