Chrissie Hynde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Fevereiro de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Chrissie Hynde
Chrissie Hynde em show na Califórnia em 2007
Informação geral
Nome completo Christine Ellen Hynde
Nascimento 7 de setembro de 1951 (67 anos)
Akron, Ohio
 Estados Unidos
Gênero(s) Rock
New wave
Período em atividade 1975 - presente
Afiliação(ões) The Pretenders, Cher, Eric Clapton, Love Can Build a Bridge, Neneh Cherry

Christine Ellen Hynde (Akron, 7 de setembro de 1951), conhecida pelo nome artístico de Chrissie Hynde, é uma musicista estadunidense, conhecida especialmente como líder da banda The Pretenders. Ela é vocalista, compositora e guitarrista. Hynde predominou como a única pessoa permanente e em controle no decorrer da história da banda The Pretenders.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Hynde nasceu em Akron, Ohio, filha de uma secretária em tempo parcial e de uma gerente da Páginas Amarelas. Ela se formou na Firestone High School em Akron, mas afirmou que "Eu nunca fui muito interessado no ensino médio, nunca fui a uma dança, nunca saí para um encontro, nunca fui firme. tornou-se bastante ruim para mim. Exceto, é claro, eu poderia ir ver bandas, e esse foi o chute que eu costumava ir para Cleveland apenas para ver qualquer banda. Mas principalmente com caras de bandas que eu nunca conheci, sabendo que o [Brian Jones] estava lá fora, e mais tarde que o Iggy Pop estava lá fora, tornava meio difícil para eu conseguir Interessado nos caras que estavam ao meu redor eu tinha, coisas maiores em mente ".[1]

Hynde mudou-se para a cidade de Londres, Inglaterra, em 1973 e se tornou famosa como repórter da revista NME (New Musical Express), especializada em bandas de rock. Ela se inseriu em vários projetos roqueiros, chegando a praticar com Mick Jones antes deste formar o grupo The Clash, tendo participado em Masters of the Backside, de Malcolm McLaren, por volta de 1975, e tendo participado brevemente, em 1977, na notória banda punk The Moors Murderers.

Hynde formou The Pretenders em 1978 juntamente com os músicos ingleses James Honeyman-Scott, Pete Farndon e Martin Chambers. Entre muitas desavenças, desencontros, mortes e tal, a cantora manteve a linha e liderança do grupo.

Hynde permanece uma raridade como mulher líder de um grupo com origem nos primórdios da história do movimento punk rock e new wave. Sempre assertiva ela acabou obtendo o respeito vultos da música e mesmo de críticos, e mesmo a admiração de milhares de moças que, inspiradas, seguiram seus passos.

Nos últimos anos (2006) Chrissie Hynde tem se tornado mais e mais uma notável ativista e tenaz defensora dos direitos dos animais a um tratamento digno e ético por parte dos seres humanos.

Em 10 de setembro de 2014 Chrissie Hynde lançou seu primeiro album solo "Stockholm".

Aparição em Friends[editar | editar código-fonte]

Hynde atuou como Stephanie na sitcom americana Friends, no episódio "The One with the Baby on the Bus" ("Aquele do Bebê no Ônibus", em português) sendo o 6º episódio da 2ª temporada da série. Neste episódio, ela faz uma apresentação solo de "Angel of the Morning".

Chrissie Hynde no Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 2004 Hynde mudou-se para a cidade de São Paulo, Brasil, para poder tocar por algum tempo com Moreno Veloso em um tour informal pelo país. Em São Paulo, ela fixou residência em um apartamento no edifício da Copan. Hynde também participou, como vocalista, em 2004, do club hit internacional Straight Ahead.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Loder, K. "Pretenders", p. 13. Rolling Stone, May 29, 1980.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.