Chuva orográfica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 85.242.140.184 para a última revisão de Stuckkey, de 18h52min de 28 de maio de 2014 (UTC)
correção ortográfica
Linha 1: Linha 1:
A '''chuva orográfica''', ou '''chuva de relevo''', ocorre quando uma [[massa de ar]] carregada de humidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos não precipita do outro lado, a sotavento.
A '''chuva orográfica''', ou '''chuva de relevo''', ocorre quando uma [[massa de ar]] carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos não precipita do outro lado, a sotavento.


{{esboço-geo}}
{{esboço-geo}}

Revisão das 18h28min de 3 de junho de 2014

A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos não precipita do outro lado, a sotavento.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.