Cidade-mesquita histórica de Bagerhat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cidade-mesquita histórica de Bagerhat 

Mesquita de Shatgumbad

Tipo Cultural
Critérios (iv)
Referência 321 en fr es
Região Ásia e Pacífico
Países Bangladexe
Coordenadas 22° 40' 0,012" N 89° 47' 0,60" E
Histórico de inscrição
Inscrição 1985
Extensão 50 km²

Nome usado na lista do Património Mundial

  Região segundo a classificação pela UNESCO

A Cidade-mesquita Histórica de Bagerhat é um sítio localizado no subúrbio da cidade de Bagerhat, Distrito de Khulna, no sudoeste de Bangladexe. O conjunto arquitetônico inclui 360 mesquitas islâmicas, mausoléu, edifícios públicos, ruas, pontes, tanques de água para abastecimento e dezenas de outras edificações atestando uma habilidade técnica considerável. Foram erguidos em poucos anos ao longo da metade do século XV por Cã Jeã. General otomano, com o nome de Califatabade às margens do Rio Bhairabe e vem a ser um dos principais exemplos arquitetônicos da Idade Média da cultura muçulmana na região denominada antigamente de Bengália (atual Bangladexe). Com uma área de 50 km², e com vários monumentos deteriorados, principalmente pelo avanço da vegetação, o sítio pode ser dividido em 2 locais: a oeste a área que compreende o entorno da Mesquita de Shait-Gumbad e a leste o entorno do Mausoléu do general Cã Jeã.[1][2].

Em 1985 o Comitê do Patrimônio Mundial em sua nona sessão[3] foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Ícone de esboço Este artigo sobre Patrimônio Mundial em Bangladexe é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Cidade-mesquita Histórica de Bagerhat - Bangladexe - UNESCO-WHC - descrição - 'em inglês' ; 'em francês' ; 'em espanhol'. Visitados em 5 de março de 2016
  2. Encyclopædia Britannica. «Bagerhat». Consultado em 24 de janeiro de 2016 [ligação inativa]
  3. UNESCO - WHC - 9ª sessão (2 a 6 de dezembro de 1985 - Paris, França) 'em inglês'; 'em francês'. Visitados em 5 de março de 2016.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]