Cidade-mesquita histórica de Bagerhat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Cidade-mesquita histórica de Bagerhat *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Bagerhat (Mosque City).jpg
Mesquita de Shatgumbad
País Bangladesh
Tipo Cultural
Critérios (iv)
Referência 321
Região** Ásia e Pacífico
Coordenadas 22° 40' 0,012" N 89° 47' 0,60" E
Histórico de inscrição
Inscrição 1985  (9ª sessão)
Extensão 50 km²
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

A Cidade-mesquita Histórica de Bagerhat é um sítio localizado no subúrbio da cidade de Bagerhat, Distrito de Khulna, no sudoeste de Bangladesh. O conjunto arquitetônico inclui 360 mesquitas islâmicas, mausoléu, edifícios públicos, ruas, pontes, tanques de água para abastecimento e dezenas de outras edificações atestando uma habilidade técnica considerável. Foram erguidos em poucos anos ao longo da metade do Século XV por Khan Jahan. general turco, com o nome de Khalifatabad às margens do Rio Bhairabe e vem a ser um dos principais exemplos arquitetônicos da Idade Média da cultura muçulmana na região denominada antigamente de Bengália (atual Bangladesh). Com uma área de 50 km², e com vários monumentos deteriorados, principalmente pelo avanço da vegetação, o sítio pode ser dividido em 2 locais: a oeste a área que compreende o entorno da Mesquita de Shait-Gumbad e a leste o entorno do Mausoléu do general Khan Jahan.[1][2].

Em 1985 o Comitê do Patrimônio Mundial em sua nona sessão[3] foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Ícone de esboço Este artigo sobre Patrimônio Mundial em Bangladesh é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Cidade-mesquita Histórica de Bagerhat - Bangladesh - UNESCO-WHC - descrição - 'em inglês' ; 'em francês' ; 'em espanhol'. Visitados em 5 de março de 2016
  2. Encyclopædia Britannica. «Bagerhat». Consultado em 24 de janeiro de 2016. 
  3. UNESCO - WHC - 9ª sessão (2 a 6 de dezembro de 1985 - Paris, França) 'em inglês'; 'em francês'. Visitados em 5 de março de 2016.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

[[Categoria:Patrimônio Mundial da UNESCO em Bangladesh]