Civilização protoelamita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Copo de prata de Marvdasht, Fars, com uma inscrição elamita-linear, III milénio AEC. Museo Nacional do Irão.

O período proto-elamita ocorreu entre cerca de 3300 e 2800 a.C., quando Susa, mais tarde capital do Elão, começara a receber influências das culturas do provenientes do Planalto iraniano. Em termos arqueológicos este corresponde ao período Banes tardio. Esta civilização é reconhecida como a mais antiga do Irão e foi contemporânea da análoga civilização suméria, a mais antiga do mundo que remonta a cerca de 5200 a.C..

É sabido que o território do Elão é habitado desde o VI milénio AEC. No VII milénio teve início uma civilização agrícola que se estabeleceu no canal de irrigação, no VI milénio a mesma transferiu-se para uma irrigação artificial semelhante à da Mesopotâmia; no IV milénio AEC. havia já uma comunidade calcolítica bem organizada, com ligações comerciais com a Mesopotâmia, Baluchistão e Vale do Indo. Neste milénio surge também a cidade de Susa, a qual é tão antiga como as cidades da Suméria na Mesopotâmia. No terceiro milénio AEC. muitas outras cidades são estruturadas através do território do Elão.

A escrita proto-elamita consiste num sistema de escrita que remonta aos primórdios da Idade do Bronze precursora da antiga língua elamita, antes da introdução da escrita cuneiforme elamitas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Damerow, Peter: "The Origins of Writing as a Problem of Historical Epistemology", en Cuneiform Digital Library Journal (CDLJ) 2006:1.
  • Damerow, Peter, y Englund, Robert K.: The Proto-Elamite Texts from Tepe Yahya (= The American School of Prehistoric Research Bulletin 39; Cambridge, MA, 1989).
  • Dyson, Robert H.: "Early Work on the Acropolis at Susa. The Beginning of Prehistory in Iraq and Iran", Expedition 10/4 (1968) 21-34.
  • Englund, Robert K.: "The State of Decipherment of Proto-Elamite", en: Stephen Houston, ed. The First Writing: Script Invention as 
History and Process (2004). Cambridge, UK: Cambridge University Press, pp. 100-149. Bajar
  • Historia del Mundo Antiguo, tomo 13 los Persas, Ediciones Akal S.A., pág. 12-14, ISBN 84-7600-386-2, 1989.
  • Enciclopedia Catalana, tomo 9, Enciclopedia Catalana S.A., pág. 392, ISBN 84-7739-003-7, 1987