Clara Bohitile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Clara Gasebewe Bohitile (nascida em 19 de novembro de 1955) é uma empresária namibiana e política.

Infância e educação[editar | editar código-fonte]

Bohitile nasceu em 19 de novembro de 1955 em Windhoek . Ela frequentou a escola na Escola Católica em Old Location, o subúrbio de residentes negros de Windhoek até o final dos anos 50. Ela também estudou na Escola Católica Romana Gunichas perto de Gobabis e na Escola Católica de Döbra. Bohitile assumiu a Home Economics no ensino superior na Tshiye College e na Universidade Vista , ambos na África do Sul. Após a formatura, Bohitile trabalhou como professor na Escola Secundária Immanuel Shifidi de Windhoek. Ela também começou uma carreira agrícola e se tornou ativa na política.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Membro da SWAPO , Bohitile foi membro da 2ª e 3ª Assembleias Nacionais de 1995-2005. Ela também serviu como vice-ministra da Educação Básica e Cultura de 1995-2005 também. Ela reentrou na Assembléia Nacional de 2007-2010 quando substituiu Ben Amathila, que se aposentou. Ela também é membro do Comitê Central da SWAPO.[1]

Carreira de negócios[editar | editar código-fonte]

Bohitile é também um proeminente agricultora comercial e política. Em 2006, ela foi nomeada a Agricultora Emergente do Ano pela União da Agricultura da Namíbia.[1] Em setembro de 2010, ela fez história quando foi eleita para o conselho da MeatCo Namíbia. Ela foi a primeira mulher a ser escolhida para a cadeira do conselho da MeatCo. Bohitile também atuou no conselho do Windhoek Country Club and Casino.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Clara Bohitile foi conferida a Excelente Ordem da Águia, terceira classe no Dia dos Heróis de 2014.[2]

Referências

  1. a b Clara Bohitile Arquivado em 2011-06-11 no Wayback Machine Namibia Institute for Democracy
  2. «Namibians honoured by President» 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.