Clara Maria da Pomerânia-Barth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Clara Maria
Duquesa de Meclemburgo-Schwerin
Duquesa de Brunsvique-Dannenberg-Hitzacker
Clara Maria da Pomerânia-Barth
Retrato de 1621 por Lucas Kilian.
Nascimento 10 de julho de 1574
  Franzburg, Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, Alemanha
Morte 19 de fevereiro de 1623 (48 anos)
  Hitzacker, Baixa Saxônia, Alemanha
Sepultado em Igreja de Danneberg
Cônjuge Sigismundo Augusto de Meclemburog-Schwerin
Augusto de Brunsvique-Luneburgo
Casa Grifo (por nascimento)
Meclemburgo (por casamento)
Guelfo (por casamento)
Pai Bogislau XIII, Duque da Pomerânia
Mãe Clara de Brunsvique-Luneburgo

Clara Maria da Pomerânia-Barth (Franzburg, 10 de julho de 1574Hitzacker, 19 de fevereiro de 1623)[1][2] foi uma nobre alemã. Ela foi duquesa de Meclemburgo-Schwerin pelo seu primeiro casamento com Sigismundo Augusto de Meclemburog-Schwerin, e duquesa de Brunsvique-Dannenberg-Hitzacker como esposa de Augusto de Brunsvique-Luneburgo.

Família[editar | editar código-fonte]

Clara Maria foi a primeira filha e segunda criança nascida de Bogislau XIII, Duque da Pomerânia e de Clara de Brunsvique-Luneburgo.

Os seus avós paternos foram Filipe I, Duque da Pomerânia e Maria da Saxônia. Os seus avós maternos foram Francisco, Duque de Brunsvique-Luneburgo e Clara de Saxe-Lauemburgo.

Ela teve um irmão mais velho, Filipe II, marido de Sofia de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo, e cinco irmão mais novos: Francisco, marido de Sofia da Saxônia, Bogislau XIV, marido de Isabel de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo, o duque Jorge, Ulrico, administrador do Bispado de Cammin, casado com Edviges de Brunsvique-Volfembutel, e Ana, esposa de Ernesto de Cröy.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aos 19 anos de idade, Clara Maria se casou com Sigismundo Augusto, que tinha por volta de 33 anos, na cidade de Barth.[1] Ele era filho de João Alberto I, Duque de Meclemburgo-Schwerin e de Ana Sofia da Prússia. Devido a sua suposta "mente fraca", ele foi efetivamente deserdado pelo testamento do pai, e ganhou uma pensão de 6.000 florins, embora tenha recebido o direito de viver nas cidades de Strelitz, Mirow e Ivenack, mas sem poder governá-las. O casal morou em Ivenack por sete anos, até a morte de Sigismundo Augusto em 5 de setembro de 1600. Eles não tiveram filhos.

Sete anos depois, em 13 de dezembro de 1607, em Strelitz,[3] Clara Maria se casou com Augusto, Senhor de Hitzacker, filho de Henrique, Duque de Brunsvique-Dennenberg e de Úrsula de Saxe-Lauemburgo. O casal teve dois filhos natimortos.

A duquesa faleceu em 19 de fevereiro de 1623, aos 48 anos de idade, e foi enterrada na Igreja de Danneberg.[4]

Após a morte da esposa, Augusto se casou mais duas vezes: primeiro com Sofia Doroteia de Anhalt-Zerbst, com quem teve cinco filhos, e por fim com Sofia Isabel de Meclemburgo-Güstrow, com quem teve três filhos.

Descendência[editar | editar código-fonte]

  • Filha (n. e m. 17 de abril de 1609)
  • Filho (n. e m. 10 de maio de 1610)

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Clara Maria (Greif) von Pommern (1574 - 1623)». wikitree.com 
  2. «Clara Marie von Pommern-Barth». thepeerage.com 
  3. «Genealogy». genealogy.euweb.cz 
  4. «Klara Maria». royaltyguide.nl