Clique bilabial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Clique bilabial
AFI – número 176
AFI – Unicode ʘ
AFI – imagem IPA bilabial clicks.svg
Entidade HTML ʘ
X-SAMPA O\
Kirshenbaum p!

O símbolo no que representa a adiante articulação destes sons é ʘ. Isto deve ser combinado com um símbolo para a articulação traseira representar um som de fala real. Atestada bilabial clique inclua mas não são limitados para: · [k͡ʘ] ou [ʘ͡k] mudo velar bilabial clique (pode ser também aspirada, ejetiva, fricativa, etc.) · [ɡ͡ʘ] ou [ʘ͡ɡ] sonoro velar bilabial clique (pode ser também breathy sonoro, fricativa, etc.) · [ŋ͡ʘ] ou [ʘ͡ŋ] nasal velar bilabial clique (pode ser também mudo, aspirou, etc.) · [q͡ʘ] ou [ʘ͡q] mudo uvular bilabial clique · [ɢ͡ʘ] ou [ʘ͡ɢ] sonoro uvular bilabial clique (comumente pré nasalizada) · [ɴ͡ʘ] ou [ʘ͡ɴ] nasal uvular bilabial clique Damin teve também um egressiva bilabial [k͡ʘ↑], o só atestado egressiva do mundo clicar.

Características[editar | editar código-fonte]

As características de ingressiva bilabial clique: · Seu é , que significa que eles são produzidos com dois articulatory fechamentos na cavidade oral. O bolso de ar preso entre os dois fechamentos é rarefeito por ação de um chupar da língua. O lançar do adiante fechamento produz som do o clicar. No caso do bilabial clica, o lançar é ligeiramente ruidoso, como um , em lugar de afiado gosta de um . O fechamento traseiro poder ser um plosivo, nasal, ejective, ou affricate, e tenha qualquer de vários . · O adiante é , que significa é articulado com ambos . (A articulação labial é como aquele de um [p], não de um beijo, que é labializado.) O lugar traseiro de articulação pode ser ou ou . · Bilabial clica pode ser ou ou , que significa ar é permitido escapar ou através da boca ou o nariz. · Eles são , que significa que eles são produzidos permitindo o corrente de ar para fluir acima do meio da língua, em lugar dos lados. · O ser , que significa é produzido por movimento de ar na boca por ação da língua, em lugar de pela ou a . (Uma da duas labial clica em Damin é egressivo, que significa os jactos de ar fora na boca entre os lábios debaixo da pressão da língua.) O bilabial clica são às vezes erroneamente descreveu como soando como um beijo. Porém, eles não têm o pursed lábios de um beijo (isto é, eles não são ). Ao invés, eles soam mais gostam de uma beijoca dos lábios.

O clicar difere do acima de naquele o bolso de ar preso está comprimido pela língua até que ele seja permitido escapar através da adiante articulação

Ver também[editar | editar código-fonte]