Clube de Engenharia do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2008)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

O Clube de Engenharia do Rio de Janeiro é uma entidade brasileira que reúne engenheiros e técnicos, além de outros sócios, do estado do Rio de Janeiro e de outros estados, e trata de questões relativas aos grandes temas nacionais, e, ainda, de temas profissionais, dentro das diversas áreas da engenharia, bem como a edição de publicações voltadas para o setor técnico.

Fundada em 24 de dezembro de 1880, por Conrado Jacó de Niemeyer, teve relevância em diversas decisões políticas e técnicas no Brasil, como a libertação dos escravos, a nacionalização do Petróleo e a criação da Petrobrás, a política energética do Brasil, a campnha das Diretas Já e a Transposição do rio São Francisco.

Em 1925, no seu auditório principal recebeu um grande público para assistir à Palestra do famoso cientista Albert Einstein sobre a Teoria da Relatividade. Einstein recebeu, ainda, o Título de Sócio-Honorário. Muitos outros eventos importantes ali ocorreram durante estes muitos anos de existência.

Durante trinta anos (1903 – 1933) o Clube de Engenharia foi dirigido pelo engenheiro Paulo de Frontin, conde de Frontin, que também foi prefeito do antigo Distrito Federal (cidade do Rio de Janeiro), Senador da República e, após a sua morte, intitulado Patrono da Engenharia Brasileira.

Foram ainda presidentes ilustres: Maurício Joppert da Silva, Saturnino de Brito Filho, Hélio de Almeida, Agostinho Guerreiro, Francis Bogossian, dentre outros.

É, historicamente, a mais antiga sociedade de engenheiros da América Latina, ainda em funcionamento.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • A História da Engenharia no Brasil - editado pelo Clube de Engenharia - Rio de Janeiro, 1990.
Fontes:
  • Biblioteca do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.
  • Programas realizados pela TVE Brasil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]