Cluster de logistica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Cluster Logístico é, no mundo da indústria, uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local. Um cluster logístico abriga prestadores de serviços terceirizados, operações de logística de empresas industriais, distribuição de varejo (transportadoras) e manufatura.

Os clusters de logística normalmente são localizados em uma região central, o que possibilita a proximidade com o maior número de pontos de produção possíveis. Uma nova modalidade nesse setor é o conceito de Condomínio de Negócios.

Clusters de logística famosos[editar | editar código-fonte]

A maior plataforma logística da América do Norte é o [Intermodal Center|CenterPoint Intermodal Center] (CIC) - Joliet/Elwood, no estado de Illinois. O CIC possui mais de 26 milhões de metros quadrados e foi idealizado e projetado por Mike Mullen. No Brasil os maiores clusters de logística ficam na região do nortes, próximos ao litoral pernambucano. O maior deles é o CONE Suape, nos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, devido à proximidade com o Porto de Suape, o terceiro maior porto do país.

Abrangência do Cone Suape, o maior cluster de logística do Brasil, na região nordeste brasileira

Defasagem[editar | editar código-fonte]

O Brasil precisa elevar o nível de investimentos em logística. De acordo com a Fundação Dom Cabral[1], nos últimos 25 anos, o País investiu apenas 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em logística, enquanto a China investiu 4,5% de seu PIB, a Índia, 3%, e os EUA, 2,5%. A Dom Cabral calculava, em 2014, que a perda das empresas brasileiras com a falta de estradas e ferrovias compatíveis com o tamanho do território nacional era de R$ 80 bilhões, com um gasto com transporte de carga da ordem de 12% do PIB.[2] 

Benefícios de um cluster de logística[editar | editar código-fonte]

O conceito de logística evoluiu substancialmente nas últimas décadas, na medida em que o comércio mundial cresceu, passando a envolver atividades com produtos de valor agregado ao invés da simples movimentação de matérias- primas. Na medida em que os produtos se tornam mais elaborados, estes passam a exigir a criação de uma eficiente cadeia de suprimento ("supply chain"), na qual as tradicionais operações de carga e descarga representam apenas uma parte das necessidades logísticas. Essa nova necessidade se traduz nas seguintes principais atividades: armazenagem, consolidação e desconsolidação, embalagem, distribuição, processamento, inspeção, montagem, rastreamento e multimodalidade. Além de baratear e acelerar a operação, um cluster de logística também serve como acelerador de desenvolvimento de uma região, pois ele reune ali um grande número de empresas, o que gera empregos.

Tipos de clusters[editar | editar código-fonte]

Como a eficiência de um cluster logístico se dá pela concentração de empresas semelhantes, é natural que sejam criados diversos tipos de clusters diferentes, cada um atendendo a um tipo de industria ou setor. Existem clusters industriais voltados para o setor automotivo, transporte, logística, agricultura ou pesca, entre outros.

Aplicação humanitária[editar | editar código-fonte]

O conceito de cluster de logística também é muito utilizado em crises humanitárias. Devido à necessidade de deslocar um grande volume de mantimentos, material de construção e pessoal, o cluster logístico foi definido como forma de mobilização de recursos pela Assembléia Geral, bem como da resolução 46/182 em dezembro de 1991, e estendido no Humanitária Reforma de 2005, com novos elementos para melhorar a capacidade, a previsibilidade, responsabilidade, liderança e parceria.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Vilela de Resende, Paulo Tarso (2016). «Pesquisa Custos Logísticos no Brasil 2015» (PDF). Fundação Dom Cabral. Consultado em 24 de agosto de 2017 
  2. Resente, Paulo (6 de agosto de 2014). «Investimento em logística é muito baixo no Brasil». Estado de São Paulo. Consultado em 24 de agosto de 2017