Saltar para o conteúdo

Cocanha: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 200.144.5.29 ( modificação suspeita : -400), para a edição 24760885 de Ruy Pugliesi
Linha 2: Linha 2:


[[Imagem:Schlaraffenland.jpg|300px|thumb|A ''Cocanha'', retratada pelo pintor [[Pieter Brueghel]].]]
[[Imagem:Schlaraffenland.jpg|300px|thumb|A ''Cocanha'', retratada pelo pintor [[Pieter Brueghel]].]]
A '''Cocanha''' é um [[lugares mitológicos|país mitológico]], conhecido durante a [[Idade Média]]. Nesta terra [[Mitologia|mitológica]], não havia trabalho e o alimento era abundante lojas ofereciam seus produtos de graça, casas eram feitas de cevada ou doces, sexo podia ser obtido imediatamente de freiras, o clima sempre era agradável, o vinho nunca terminava e todos permaneciam jovens para sempre.. Vivia-se entre os rios de vinho e leite, as colinas de queijo (queijo chovia do céu) e leitões assados que ostentavam uma faca espetada no lombo. O País da Cocanha, ou ''Cocagne'', foi retratado pelo pintor
A '''Cocanha''' é uma cocada comercializada apenas na Bahia um [[lugares mitológicos|país mitológico]], conhecido durante a [[Idade Média]]. Nesta terra [[Mitologia|mitológica]], não havia trabalho e o alimento era abundante lojas ofereciam seus produtos de graça, casas eram feitas de cevada ou doces, sexo podia ser obtido imediatamente de freiras, o clima sempre era agradável, o vinho nunca terminava e todos permaneciam jovens para sempre.. Vivia-se entre os rios de vinho e leite, as colinas de queijo (queijo chovia do céu) e leitões assados que ostentavam uma faca espetada no lombo. O País da Cocanha, ou ''Cocagne'', foi retratado pelo pintor
[[Pieter Brueghel]].
[[Pieter Brueghel]].
Cocanha, segundo o critério de alguns analistas do comportamento social, também representou um símbolo para a cultura [[hippie]] nos anos finais da década de 60, um lugar onde todos os desejos seriam instantaneamente gratificados.
Cocanha, segundo o critério de alguns analistas do comportamento social, também representou um símbolo para a cultura [[hippie]] nos anos finais da década de 60, um lugar onde todos os desejos seriam instantaneamente gratificados.

Revisão das 10h51min de 12 de abril de 2011

A Cocanha, retratada pelo pintor Pieter Brueghel.

A Cocanha é uma cocada comercializada apenas na Bahia um país mitológico, conhecido durante a Idade Média. Nesta terra mitológica, não havia trabalho e o alimento era abundante lojas ofereciam seus produtos de graça, casas eram feitas de cevada ou doces, sexo podia ser obtido imediatamente de freiras, o clima sempre era agradável, o vinho nunca terminava e todos permaneciam jovens para sempre.. Vivia-se entre os rios de vinho e leite, as colinas de queijo (queijo chovia do céu) e leitões assados que ostentavam uma faca espetada no lombo. O País da Cocanha, ou Cocagne, foi retratado pelo pintor Pieter Brueghel. Cocanha, segundo o critério de alguns analistas do comportamento social, também representou um símbolo para a cultura hippie nos anos finais da década de 60, um lugar onde todos os desejos seriam instantaneamente gratificados.


É interessante como existem alguns outros desses paraísos idealizados por populações postas à margem da sociedade, quase seguindo a lógica de que, se o paraíso oficial não é para nós, criemos o nosso próprio.

Fiddler’s Green foi uma terra de pós-vida de alegria perpétua, onde a música nunca para e os dançarinos nunca se cansam. Foi criada por marinheiros, em particular piratas que viam negada a sua entrada ao paraíso da igreja.

Já a música Big Rock Candy Mountains, do final da década de 1920, oferece uma versão mais moderna, com um paraíso dos sentidos para um mendigo andarilho, não sem uma boa dose de ironia. Todos os policiais tem pernas de madeira, você dorme o dia todo, existem árvores de cigarros e esmolas, buldogues com dentes de borracha e rios de álcool.

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.