Saltar para o conteúdo

Cocheiras de Santos Jorge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cocheiras de Santos Jorge
Apresentação
Tipo
carriage house (en)
património cultural
garagem
cavalariça (en)
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

As Cocheiras de Santos Jorge, ou Cavalariças de Santos Jorge, é um conjunto edificado destinado a garagem, cocheira e cavalariça localizado na Rua de Olivença, Estoril, Município de Cascais, Distrito de Lisboa.[1]

Situadas a 9 metros de altitude, confronta a norte com a linha de caminho-de-ferro e fica a cerca de 100 metros da praia do Tamariz.[2]

É composto pela antiga garagem, cocheira e cavalariça da casa do proprietário agrícola António Santos Jorge (1866-1923), junto à estação ferroviária do Estoril. O edifício das cavalariças foi projectado pelo Arq.º Norte Júnior, cerca de 1914, e enquadrava-se na Arquitectura de Veraneio dos anos 90 do século XIX e dos primeiros 30 anos do século XX, que largamente se difundiu na Costa do Estoril.

Exibindo características próprias da arquitectura residencial romântica tardia, o edifício das cavalariças estava inicialmente programado para se inserir num conjunto habitacional mais vasto, que não se chegou a levar a cabo.

É de notar os seus traços ecléticos e exóticos que acentuam a particularidade de, tendo sido construído primeiro que o palacete, ser mais rico em termos decorativos que este último, tendo sido classificado como Imóvel de Interesse Público em 1996[1].

Referências

  1. a b Ficha na base de dados SIPA
  2. Abraham Araujo, Alexandra Antunes (2014). Caracterização Arquitectónica e Construtiva das Cocheiras Santos Jorge, Estoril, Portugal, DINÂMIA'CET-IUL.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cocheiras de Santos Jorge

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]