Coeficiente de reflexão
Em física e engenharia elétrica, o coeficiente de reflexão é um parâmetro que descreve quanto de uma onda eletromagnética é refletida por uma descontinuidade de impedância no meio de transmissão. É igual à razão entre a amplitude da onda refletida e a onda incidente, sendo cada uma expressa como fasores. Albedo, a refletividade difusa, e a refletância de um sistema também são chamadas de "coeficiente de reflexão".
Definições
[editar | editar código-fonte]Diferentes especialidades têm diferentes aplicações para o termo.
Acústica
[editar | editar código-fonte]Especialistas em acústica usam coeficientes de reflexão para entender o efeito de diferentes materiais em seus ambientes acústicos.
Circulação do sangue
[editar | editar código-fonte]Em circulação capilar, de acordo com a equação de Starling
, simplificada para o capilar sanguíneo, o movimento de um fluido, neste caso o sangue, depende assim de 5 variáveis:
onde o "coeficiente de reflexão" ( R ) é a variável que exprime a impermeabilidade da parede às proteinas é, em condiçóes normais, igual a 1. A parede capilar não deixa passar proteinas. O coeficiente só será considerado em casos patológicos com aumento da permeabilidade às proteinas e R <1[1].
Ótica e microondas
[editar | editar código-fonte]Em óptica e eletromagnética em geral, "coeficiente de reflexão" pode se referir tanto ao coeficiente de reflexão de amplitude descrito aqui, quanto à refletância, dependendo do contexto. Tipicamente, a refletância é representada por um R maiúsculo, enquanto o coeficiente de reflexão de amplitude é representado por um r minúsculo[2]. Esses conceitos relacionados são cobertos pelas equações de Fresnel[3] na ótica clássica[4]..
Sismologia
[editar | editar código-fonte]O coeficiente de reflexão, em sísmica de reflexão é usado no teste de alimentador para confiabilidade do meio.
Telecomunicações
[editar | editar código-fonte]Nas telecomunicações, o coeficiente de reflexão é a razão entre a amplitude complexa da onda refletida e a da onda incidente[5].
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ Guyton Textbook of Medical Physiology, 10e edition, Arthur Guyton and John Hall, 2000, ISBN 072168677X
- ↑ M. Born and E. Wolf, 1970, Principles of Optics, 4th Ed., Oxford: Pergamon Press.
- ↑ E. Hecht, 1987, Optics, 2nd Ed., Addison Wesley, ISBN 0-201-11609-X., p. 100.
- ↑ http://www.tandfonline.com/doi/book/10.1081/E-EOE
- ↑ Connor, F.R., Wave Transmission, Edward Arnold Ltd., 1972 ISBN 0-7131-3278-7, pg. 30–31