Saltar para o conteúdo

Colégio de Santa Doroteia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot : reversão de 213.22.204.151 (vandalismo : -43), revertendo para a versão 14445497 de Salebot
Linha 1: Linha 1:
{{revisar}}
{{revisar}}
O '''Colégio de Santa Doroteia''' é um educandário da cidade de [[Lisboa]], [[Portugal]].
O '''Colégio de Santa Doroteia''' é um educandário da cidade de [[Lisboa]], [[Portugal]].
==Histórico==[[Ficheiro:http://images.teamsugar.com/files/users/4/41943/og-xlarge-_3.jpg]]
==Histórico==
O terreno onde se situa actualmente foi adquirido pelas [[Irmãs Doroteias]] a [[5 de junho]] de [[1935]], sendo nessa época a ''Quinta das Calvanas'', um espaço que se estendia inicialmente da Alameda das Linhas de Torres até aos terrenos do aeroporto, para onde foi transferido o [[Colégio da Pena]], em [[Sintra]], propriedade, também, da Congregação.
O terreno onde se situa actualmente foi adquirido pelas [[Irmãs Doroteias]] a [[5 de junho]] de [[1935]], sendo nessa época a ''Quinta das Calvanas'', um espaço que se estendia inicialmente da Alameda das Linhas de Torres até aos terrenos do aeroporto, para onde foi transferido o [[Colégio da Pena]], em [[Sintra]], propriedade, também, da Congregação.



Revisão das 10h48min de 26 de abril de 2009

O Colégio de Santa Doroteia é um educandário da cidade de Lisboa, Portugal. ==Histórico==Ficheiro:Http://images.teamsugar.com/files/users/4/41943/og-xlarge- 3.jpg O terreno onde se situa actualmente foi adquirido pelas Irmãs Doroteias a 5 de junho de 1935, sendo nessa época a Quinta das Calvanas, um espaço que se estendia inicialmente da Alameda das Linhas de Torres até aos terrenos do aeroporto, para onde foi transferido o Colégio da Pena, em Sintra, propriedade, também, da Congregação.

O Colégio abriu em 1936, sendo então apenas de alunas internas. Nessa altura, o número de alunas rondava as 134. A inauguração oficial foi em 6 de fevereiro de 1937, dia de Santa Doroteia, com o reconhecimento oficial do Ministério da Educação. Hoje em dia é um colégio misto, com 2ºCiclo, 3ºCiclo e Secundário.

A partir de 1973 tornou-se externato e semi-internato feminino, reduzindo-se dos níveis de ensino com a transferência do pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico para o Externato do Parque, e desaparecimento do Ensino Secundário. A partir de 1976 foi convertido em externato e semi-internato mistos.

Em 1992 teve suas instalações ampliadas com a inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo. A partir de 1993 foi reaberto o Ensino Secundário.

Objetivos e Estrutura

São, desde o início, objectivos do Colégio a formação intelectual, humana e cristã das alunas, em diálogo aberto e permanente entre a cultura, a vida e a fé.

As actividades de complemento curricular (também designadas por clubes no colégio) têm como principal objectivo propiciar uma diversidade de experiências educativas, no sentido de abrir perspectivas em áreas não-curriculares, nomeadamente artística, desportiva, científico-tecnológica e lúdica de uma forma geral.

Contribuindo para a descoberta de dons e capacidades individuais dos nossos alunos, procura-se também ocupar utilmente os seus tempos livres para uma consciente formação integral. Este ano-lectivo estão disponíveis as seguintes actividades:

Actividades Desportivas

Independentemente da sua especificidade, todas as modalidades têm como objectivo proporcionar o são convívio entre colegas de diferentes turmas e escolas, fomentar o espírito de fair-play e desportivismo, desenvolver a concentração, o respeito, a disciplina e a confiança, hábitos de higiene e segurança no desporto, para além de adquirir noções de arbitragem/ ajuízamento.

Actividades Musicais

  • Clube de Piano: Pretende-se a aprendizagem de técnicas, dinâmicas, intensidades, obras e exercícios específicos para o piano, assim como dar a conhecer as principais obras da literatura pianística e a abordagem de aspectos estilísticos e estéticos das diferentes épocas, para maior enriquecimento cultural.
  • Clube de Flauta: Apresenta como objectivos desenvolver a sensibilidade afectiva, estética e artística dos alunos, promovendo a sua elevação espiritual, pela leitura de pautas musicais e aquisição de competências técnicas próprias da flauta.
  • Clube de Viola: Visa dotar os alunos de saber autónomo na prática da viola, desenvolver capacidades de coordenação para tocar em grupo, assim como aprender a escutar e avaliar o que se ouve com sentido crítico pessoal.

Actividades de Expressão Corporal

  • Clube de Teatro: Fornecem-se mecanismos de melhor entendimento do universo teatral (criativo e teórico) de modo a facultar um veículo de suporte às relações sociais e humanas, através da abordagem das diversas facetas do domínio do actor e do enriquecimento da experiência de cada aluno na sua exposição em palco e perante o público.
  • Clube de Dança Contemporânea: Promove a dança como forma de arte e dá a conhecer as diferentes técnicas e estilos de dança moderna/contemporânea, educando o movimento e a formação física e desenvolvendo a criatividade, a socialização, a sensibilidade estética e a auto-disciplina.

Actividades Plásticas

  • Clube de Joalheria: Pretende dar a conhecer a joalheria como forma de arte, desenvolver o método de trabalho, a concentração e a motricidade fina, elaborando vários tipos de peças com materiais que vão desde a pasta moldável, cobre ou latão (iniciação) até materiais mais elaborados como o acrílico, vidro e esmalte (nível avançado).
  • Clube de Oficina de Presentes: Desperta e/ou activa a capacidade criadora do aluno, desenvolvendo a coordenação motora e visual, estimulando a sensibilidade, a observação e a confiança em si próprio e promovendo quer a interacção no grupo, quer a preservação do meio ambiente, através da reciclagem do lixo.

Actividades de Media

  • Clube de Cinema e Televisão: Desenvolve a capacidade de análise dos diversos formatos em Cinema e Televisão, fomenta o gosto pelo audiovisual e contribui para a evolução estruturada do raciocínio, ajudando a libertar a imaginação através das narrativas cinematográficas.
  • Clube de Jornalismo: Tem como objectivos promover hábitos de leitura, diversificar as fontes de informação e conhecimento, exercitar a liberdade de expressão, desenvolver o espírito crítico, o sentido de responsabilidade, bem como as capacidades de recolha de informação e a aprendizagem e aplicação de técnicas jornalísticas.
  • Clube de Rádio: Trabalha-se a especificidade do meio de comunicação rádio, as técnicas de voz e leitura, o tempo em rádio, para além da aquisição de conhecimentos da história da rádio. Realizam-se, produzem-se e apresentam-se programas radiofónicos.

Actividades Científico-Lúdicas

  • Clube de Informática: Reforça e aprofunda os conteúdos da aula de Informática, desenvolve novos projectos, proporciona a realização de trabalhos para outras disciplinas, a navegação na Internet e a exploração de software educativo.
  • Clube de Inglês: Tem como principal objectivo entusiasmar os alunos quer pela aprendizagem do inglês falado, da pronúncia correcta e pelo desenvolvimento da oralidade (nível elementar), quer pela melhor aplicação de regras de gramática e enriquecimento do vocabulário corrente. Vai haver oportunidade de discussão de temas da actualidade e será estimulado o hábito de ouvir programas de noticiários televisivos ingleses.
  • Clube de Matemática: Pretende incentivar o gosto pela resolução de problemas, desenvolver a capacidade de análise, reflexão e definição de estratégias, ajudar a superar dificuldades na disciplina pela abordagem lúdica dos conteúdos, dando a conhecer diferentes materiais didácticos relacionados com a Matemática.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.