Collippo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Colipo. Se a fusão não for óbvia, por favor crie um espaço de discussão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Em marcações antigas é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e leve toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde janeiro de 2017)

Collippo (em latim: Collippo) foi uma cidade construída em Portugal na época romana. A cidade localizava-se no monte de São Sebastião do Freixo, no município da Batalha (freguesia da Golpilheira), inclusive* do município de Leiria (freguesia da Barreira).

Colipo é referida por autores latinos do século I como Plínio (Naturalis Historia), e acredita-se que tenha sido inicialmente ocupada por túrdulos 300 anos antes de Cristo. Atualmente quase não há vestígios materiais no lugar devido à destruição do morro e pela reutilização das pedras da antiga cidade para a construção de outras estruturas como o Castelo de Leiria. Apesar disso, foram encontrados no monte de São Sebastião do Freixo elementos como um mosaico representando um cavalo-marinho, inscrições e restos de habitações.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.