Operador de estação aeronáutica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Comunicações aeronáuticas)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Operadores rádiotelefone de Santa Maria

A função de 'operador de estação aeronáutica', consiste na prestação de serviços de comunicações aeronáuticas ar-terra e terra-ar entre aeronaves e estações terrestres.

Conteúdo operacional[editar | editar código-fonte]

Utilizando as ondas rádio de altas (HF) e muito altas (VHF) frequências, o conteúdo funcional do operador de estação aeronáutica prevê a receção de relatos de posição das aeronaves em voo, pedidos de alteração de rota e perfil de voo, normalmente mudanças de altitude ou velocidade, receção de reportes meteorológicos (aireps[1]) e transmissão de informação meteorológica[2] em rota ou de aeroportos, encaminhando mensagens de urgência ou emergências e atos ilícitos em voo, difundindo toda esta informação numa rede AFTN[3] (rede fixa de telecomunicações aeronáuticas).
Atualmente dispõem de meios de comunicação via satélite (SATCOM[4])

Prestadores de serviços[editar | editar código-fonte]

Na região de informação de voo (RIV) de Santa Maria, os serviços de operador de estação aeronáutica são prestados no Centro de controlo de tráfego aéreo, sediados na Ilha de Santa Maria, sob gestão da empresa NAV[5] Portugal

Entidades reguladoras[editar | editar código-fonte]

Gere a sua prestação de trabalho de acordo com regulamentação internacional adotada pelos estados membros, é sugerida por um órgão da ONU chamado OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) do qual Portugal é signatário, cumprindo com as regras das comunicações rádio em HF e VHF previstas no seu anexo 10.
A organismo competente em Portugal na certificação do operador de estação aeronáutico é o Instituto Nacional de Aviação Civil, (INAC-I. P. ou simplesmente INAC) .
O INAC exerce também as competências de Autoridade Aeronáutica Nacional e de Registo Aeronáutico Nacional.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro contato do operador na estação aeronáutica de Santa Maria com uma aeronave foi efetuado em 26 de Novembro de 1949

Referências

  1. AIREP[1]
  2. Meteorologia[2]
  3. rede AFTN[3]
  4. Comunicações por satélite[4]
  5. NAV-EP site oficial [5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Operador de estação aeronáutica


Portal A Wikipédia tem o portal: