Comunidade Francesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Agosto de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Communauté française
Comunidade Francesa
[[União Francesa|]] Flag of France.svg
1958 – 1995
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Lema nacional
"Liberté, égalité, fraternité"
("Liberdade, igualdade, fraternidade")
Hino nacional
La Marseillaise


Localização de Comunidade Francesa
Comunidade Francesa em 1959.
Continente Europa
África
Capital Paris
Língua oficial Francês
Governo Não especificado
Período histórico Guerra Fria
 • 4 de outubro de 1958 Quinta República Francesa
 • 4 de outubro de 1995 Dissolução
Moeda Franco francês

A Comunidade Francesa foi uma associação radicada na França e formada por territórios e departamentos ultramarinos e por vários Estados independentes africanos que faziam parte do Império Francês. Criada em 1958, visava à associação das antigas colônias com a França metropolitana. Os membros da comunidade tinham considerável autonomia, mas lhes era negado o controle de sua própria educação superior, moeda corrente, defesa e assuntos exteriores. O território da África Ocidental, Guiné, votou imediatamente contra o acordo e tornou-se independente.A hostilidade às restrições na autonomia levaram à revisão da Constituição em 1960. Apesar disso, os Estados africanos abandonaram a comunidade, continuando a manter relações próximas com a França.[1] Em 1961, o sistema entrou em colapso e algumas de suas instituições foram abolidas. Hoje, a maioria dos países africanos francófonos, mais alguns países observadores localizados no continente, somados com outros países ex-colônias da França, são países-membros da Organização Internacional da Francofonia, com status diferenciado da Comunidade Francesa.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências