Concordium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde fevereiro de 2017).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Concordium foi uma comunidade intencional vegetariana fundada em 1838 na "Alcott House" em Ham Common, perto de Richmond, por um grupo de seguidores de James Pierrepont Greaves (1777-1842). Era uma comunidade inspirada nas ideias de Robert Owen, baseada na harmonia e na cooperação em oposição à competição e ao antagonismo reinantes na sociedade capitalista.

Greaves era um amigo e divulgador das ideias educacionais de Johann Heinrich Pestalozzi. Em Concordium foi instalada uma escola na qual a boa parte da experiência educacional era ao ar livre e sem punições, em uma época na qual os castigos corporais a estudantes eram comuns. Era uma escola que buscava o crescimento moral das crianças e não apenas a sua instrução, o objetivo era "formar homens e mulheres no sentido integral" ao invés de apenas torná-los aptos para cumprir um papel instrumental na sociedade. Os integrantes daquela comunidade acreditavam no papel do meio ambiente na formação da personalidade e do comportamento e viam a educação como a chave para produzir pessoas capazes de viver em uma sociedade verdadeiramente cooperativa.

A atividade econômica era cooperativa e a propriedade privada repudiada.

Diferentemente do que ocorria em outras comunidades socialistas utópicas da época, em Concordium havia uma ênfase no modo de vida austero: na comunidade viviam homens e mulheres, mas eles eram celibatários; havia a obrigação de acordar cedo; os banhos eram frios, os trajes eram simples, havia ênfase na limpeza e comiam vegetais crus. A comunidade tinha aspectos religiosos que: misturavam idealismo e misticismo; enfatizavam a harmonia e a unidade cósmica; repudiavam qualquer estrutura religiosa formal; rejeitavam doutrinas e igrejas e adotavam o "amor" como um conceito abrangente. O objetivo da comunidade criar condições amáveis, inteligentes e eficientes para o progresso divino na humanidade.

Em 1844, muitos integrantes deixaram a comunidade, por discordar da disciplina e abnegação exigidas. Em 1848, a comunidade foi extinta[1] [2].

Referências

  1. THE CONCORDIUM, em inglês, acesso em 08 de dezembro de 2015.
  2. Search for a New Eden: James Pierrepont Greaves (1777-1842), the Sacred Socialist and His Followers, em inglês, acesso em 09 de dezembro de 2015.